Proteção Civil sem três helicópteros este fim de semana. O seguro das aeronaves caducou

16 mai, 21:07
Centro de Coordenação Operacional Nacional (Mário Cruz, Lusa)

EXCLUSIVO | Num fim de semana com temperaturas previstas de 30 graus, a Proteção Civil garante que "o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais está a funcionar de acordo com o previsto para esta fase do ano"

Três helicópteros da Proteção Civil, entre os quais os que estão estacionados em Loulé e Santa Comba Dão, estão indisponíveis este fim de semana.

Os operacionais da Proteção Civil foram informados numa reunião esta tarde que a empresa que fornece os helicópteros deixou caducar o seguro, razão pela qual não podem voar até à regularização da situação. 

A TVI/CNN Portugal sabem que a Força Aérea, responsável pela gestão dos meios aéreos de combate a incêndios, não recebeu até agora a documentação em falta que permitirá aos aparelhos voltarem às operações de socorro.

Em comunicado enviado à TVI/CNN Portugal, a Proteção Civil confirma a indisponibilidade das aeronaves em questão "por motivos documentais devidamente identificados e em processo de resolução", sublinhando que tem meios aéreos operacionais em prontidão, nomeadamente "15 helicópteros ligeiros, 10 aviões anfíbios médios, 2 helicópteros de coordenação aérea e 2 aviões de avaliação e reconhecimento".

Num fim de semana com temperaturas previstas de 30 graus, a Proteção Civil garante ainda que "o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) está a funcionar de acordo com o previsto para esta fase do ano, garantindo os meios necessários à prevenção e combate a incêndios, bem como à segurança das populações".

País

Mais País
IOL Footer MIN