Chuva dá tréguas durante a noite, mas regressa em força de manhã. Inundações fizeram 99 desalojados

13 dez 2022, 20:27
Mau tempo em Lisboa (Lusa/ António Pedro Santos)

Proteção civil fez novo balanço esta terça-feira ao início da noite

O tempo vai voltar a piorar na manhã e tarde desta quarta-feira, com “chuva persistente e pontualmente forte”, avisou a Proteção Civil. Todos os distritos de Portugal Continental voltam a estar sob alerta amarelo, com exceção de Bragança. As chuvas fortes já fizeram 99 desalojados.

“Existe amanhã a previsão de um período de agravamento, entre as 09:00 e as 18:00, onde o IPMA já emitiu os avisos amarelos para precipitação neste período horário”, afirmou André Fernandes, comandante nacional de Emergência e Proteção Civil.

Depois de fortes chuvas, a noite desta terça-feira e madrugada de quarta deverá assistir a aguaceiros “pontualmente moderados”, representando uma melhoria temporária no estado do tempo.

Segundo o porta-voz da Proteção Civil, o mau tempo fez 82 desalojados distribuídos pelos distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém e Castelo Branco. A este balanço vão juntar-se mais 17 pessoas retiradas de casa, na Trafaria, Almada, por precaução, devido a “instabilidade de vertente”. Todos os casos, informou, receberam o devido acompanhamento.

Até às 19:00, a Proteção Civil registou 2.777 ocorrências até às 19:00. Foram mobilizados 9.481 operacionais e 3.060 meios terrestres. Distritos mais afetados foram Lisboa, Santarém, Portalegre e Setúbal.

A maioria das ocorrências centra-se na região de Lisboa: foram 1.638. Em Santarém, 156. Em Portalegre, 181. Em Setúbal, 393.

No que respeita à necessidade de assistência, a Proteção Civil regista um ferido leve em Alcântara, Lisboa. A este juntam-se um assistido em Linda-a-Pastora, Oeiras, e outro assistido no IC6, em Penacova, Coimbra.

André Fernandes garantiu que esta noite será de “trabalho”, com ações de reabilitação das zonas afetadas pelas inundações, “para garantir que o período de amanhã será mais calmo”.

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados