Professores vinculados neste concurso externo extraordinário e que fiquem colocados a mais de 70 quilómetros de casa vão receber apoios à deslocação
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) publicou em Diário da República o diploma para concurso de vinculação extraordinária de professores para escolas carenciadas de docentes. Ao todo, são 2.309 vagas em Quadros de Zona Pedagógica (QZP) das regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.
O MECI publicou ainda em Diário da República o despacho com a lista das 234 escolas identificadas como carenciadas. São escolas com alunos que estiveram pelo menos 60 dias consecutivos sem aulas a uma disciplina no ano de 2023/24. Os professores que forem colocados nestas escolas e fiquem a mais de 70 quilómetros de distância das suas habitações vão beneficiar do apoio à deslocação, entre 150 e 450 euros. “Este apoio será pago durante 11 meses e abrange todos os professores colocados naquelas escolas, independentemente do seu vínculo e do grupo de recrutamento”, acrescenta o MECI, em comunicado enviado às redações esta quarta-feira.
O apoio à deslocação e o concurso externo extraordinário, diz ainda o MECI, são duas medidas complementares ao Plano +Aulas +Sucesso, reiterando o compromisso de reduzir, no final do 1.º período, em 90% o número de alunos sem aulas desde o início do ano letivo em relação a 2023/2024.
“Este flagelo lesa os interesses dos estudantes e da Escola Pública, na medida em que compromete o percurso escolar de milhares de crianças e jovens e prejudica o desenvolvimento do seu potencial”, pode ler-se ainda no comunicado.