Queda na produção industrial portuguesa abranda para 1,8% em outubro e segue tendência de queda nos preços

2 dez 2022, 13:26
Indústria

A produção industrial portuguesa caiu 2% em outubro face a igual mês de 2021 e desacelerou 1,8% face a setembro deste ano. A nível europeu também os preços na indústria seguem esta tendência

A produção industrial portuguesa caiu 2% em outubro face a igual mês de 2021, após um avanço de 0,3% no mês anterior. No que toca à variação mensal deu-se uma desaceleração, passando de uma descida na produção de 2,1% em setembro para 1,8% em outubro. Ainda assim, o Índice de Produção Industrial continua a cair.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), se excluirmos o sector da Energia, então a quebra homóloga na produção é mais acentuada, com uma descida de 2,4% face a 2021. Em comparação, no mês anterior houve um avanço de 1,5%, em termos homólogos.

Índice de Produção Industrial, Base 2015=100
Total e sem Energia

Já a indústria transformadora também caiu 1,9% após avançar 1,2% em setembro. Segundo nota do gabinete estatístico português, a queda na produção industrial acontece pois “todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram variações homólogas inferiores às observadas no mês anterior, exceto o de Energia”.

O agrupamento da Energia passou de uma descida homóloga de 5,4% em setembro, para uma variação nula em outubro, o que representa um aumento na produção face a igual mês de 2021. Nos agrupamentos de Bens de Consumo e de Bens Intermédios, ambos registaram um recuo homólogo de 3,9% em outubro.

O único contributo positivo foi verificado na produção de Bens de Investimento, “que, ainda assim, passou de uma taxa de variação de 6,7%, em setembro, para 4,8%” em outubro, aponta o INE.

Preços na produção industrial

Nesta sexta-feira também o Eurostat divulgou a primeira queda do índice de preços na produção industrial da Zona Euro desde abril de 2020. Em outubro, os preços na produção industrial caíram 2,9% na Zona Euro ainda antes de chegarem ao consumidor, em reflexo de uma descida nos preços do sector da energia.

Em Portugal, também os dados de outubro do INE apontam para uma queda no Índice de Preços na Produção Industrial de 0,4% em outubro, face ao mês anterior. No entanto, comparativamente a igual mês de 2021, os preços na produção industrial continuam 16,2% superiores.

Se tivermos em conta a queda dos preços na União Europeia (UE), então este indicador recuou 2,5%. Contudo, tal como no caso português, ao comparar com outubro de 2021, os preços na produção industrial da Zona Euro permanecem 30,8% superiores, ou 31,2% na UE.

A alimentar esta revisão em baixa dos preços está a queda nos preços energéticos, na ordem dos 6,9% na Zona Euro contra uma descida de 6,6% na UE. Os restantes setores industriais, por sua vez, verificaram aumentos. Excluindo o agrupamento da energia, os preços na generalidade da indústria da Zona Euro aumentaram 0,5%.

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados