William e Kate não herdam só os títulos. Só o ducado da Cornualha vale mil milhões de euros

10 set 2022, 13:24
William e Kate, príncipes de Gales (Associated Press)

Ducado da Cornualha, que esteve nas mãos de Carlos III por mais de 50 anos, é composto por mais de 52 hectares de terrenos, o que faz de William e Catherine dos maiores proprietários de terras da Inglaterra

William e Catherine (Kate Middleton) viram, nas últimas 48 horas, os seus títulos mudarem duas vezes. Assim que a rainha morreu, na quinta-feira, deixaram de ser apenas duques de Cambridge e assumiram também o ducado da Cornualha. Já na sexta-feira, no primeiro discurso do rei Carlos III, ficou a saber-se que iriam assumir os títulos de príncipes de Gales, que foram usados pelos pais, Carlos e Diana. 

Mas não são apenas os títulos que os duques, agora príncipes de Gales, herdam. De acordo com o jornal The Guardian, os príncipes William e Catherine, que agora assumem o ducado da Cornualha, herdam património no valor de mais de mil milhões de euros e que, só no último ano, rendeu ao então príncipe Carlos 21 milhões de euros.

O ducado da Cornualha, que esteve nas mãos de Carlos III por mais de 50 anos, é composto por mais de 52 hectares de terrenos, o que faz de William e Catherinedos maiores proprietários de terras da Inglaterra.

Segundo o jornal, o ducado da Cornualha tem terras em 20 condados na Inglaterra e no País de Gales - a maioria não na Cornualha - que se estende de Devon a Kent e Carmarthenshire a Nottinghamshire.

Entre as propriedades, estão locais como o campo de cricket Oval, no centro de Londres, que está alugado pelo clube de cricket do condado de Surrey desde 1874, a prisão de Dartmoor, e um centro de jardinagem em Lostwithiel, na Cornualha.

No final de março, os rendimentos líquidos do ducado foram avaliados em mil milhões de euros, sendo que a maior parte da receita tem origem em propriedades de investimento.

"A receita da propriedade [ducado] é usada para financiar as atividades públicas, privadas e de caridade do duque e da família imediata", lê-se no site oficial do ducado.

Enquanto o rei Carlos III foi duque da Cornualha, ao longo de 52 anos, o ducado foi gerido de maneira “sustentável, financeiramente viável e de valor significativo para a comunidade local”, com o trabalho a ser moldado tendo em conta os seu interesses pessoais, quer na arquitetura e quer na sustentabilidade, incluindo a agricultura orgânica.

Agora que o ducado passa para as mãos dos príncipes de Gales, a dúvida é se o caminho traçado por Carlos III vai ser mantido ou se vai ser alterado. Para além do ducado, William e Catherine herdam ainda um projeto de desenvolvimento residencial em Nansledan, uma extensão da cidade de Newquay, na Cornualha, onde mais de 4.000 casas e uma rua principal estão a ser construídas num projeto que deve durar três décadas.

Europa

Mais Europa

Patrocinados