Leilão está a aceitar licitações online antes da venda ao vivo no The Peninsula em Beverly Hills, Califórnia, no final deste mês
CNN - O fato de esqui da princesa Diana, uma mala Dior que lhe foi oferecida pela primeira-dama de França e o vestido floral que usou para visitar crianças no hospital estão entre as dezenas de peças do guarda-roupa da falecida realeza que vão a leilão este mês.
Com mais de 100 peças pertencentes à antiga Princesa de Gales - incluindo chapéus, malas e sapatos, bem como esboços e cartas escritas à mão - a venda foi descrita pela Julien's Auctions como a "maior coleção" de moda da realeza alguma vez vendida.

Intitulado "Princess Diana's Style & A Royal Collection", o leilão está a aceitar licitações online antes da venda ao vivo no The Peninsula em Beverly Hills, Califórnia, no final do mês de junho.
As estimativas mais elevadas dizem respeito a dois vestidos: Um número floral que Diana usou em várias ocasiões entre 1988 e 1992, incluindo durante uma visita oficial a Espanha, e um vestido de noite de seda creme Catherine Walker que a Princesa de Gales usou durante a sua viagem ao Golfo em 1986. Ambos deverão custar entre 173.000 e 260.000 euros, segundo a casa de leilões.

O antigo vestido foi desenhado pelo salão britânico de luxo Bellville Sassoon, cujo proprietário, David Sassoon, revelou mais tarde que a princesa se referia a ele como o seu "vestido carinhoso", porque as suas cores vivas deixavam as crianças doentes à vontade durante as visitas ao hospital.
Outros vestidos de grande valor incluem um vestido floral amarelo de Bruce Oldfield, um vestido azul sem mangas do seu amigo íntimo Gianni Versace e um vestido de noite de tafetá preto que usou num evento em Londres em 1981 - a sua primeira aparição oficial desde o anúncio do seu noivado com o então Príncipe Carlos.
A estilista deste último vestido, Elizabeth Emanuel, que foi cocriadora do vestido de noiva de Diana, disse num comunicado de imprensa que ofereceu objetos de arquivo e esboços para que pudessem ser "amados e apreciados mais uma vez por aqueles que nunca esquecerão aqueles dias dourados em que Diana era a nossa Rainha de Copas".

Outros lotes notáveis incluem uma bolsa Dior de pele de cordeiro oferecida a Diana pela antiga primeira-dama francesa, Bernadette Chirac, e o chapéu de arqueiro de palha cor de pêssego que usou na despedida da lua de mel em 1981.
Enquanto muitos dos itens foram usados em ocasiões formais, outros demonstram a quintessência de Diana no estilo casual dos anos 80 e 90, incluindo um fato de esqui de nylon escarlate e uma camisola de tamanho grande com o logótipo da British Lung Foundation (com estimativas de topo de 50.000 dólares e 20.000 dólares, respetivamente).
A moda de Diana tem frequentemente exigido grandes somas em leilão - mesmo durante a sua vida. Em 1997, colocou quase 80 vestidos à venda através da Christie's, angariando mais de 2,78 milhões de euros para a investigação do cancro e da SIDA. O atual recorde de leilão de um dos seus vestidos foi estabelecido nos Leilões Julien's em 2023, quando o vestido preto e azul Jacques Azagury que usou em pelo menos dois compromissos públicos em meados da década de 1980 foi vendido por um milhãs de euros.

Para além de exibições privadas em Nova Iorque, Londres e Los Angeles, uma seleção de peças do guarda-roupa de Diana da venda deste mês está atualmente em exibição no Museum of Style Icons em Newbridge, na Irlanda.
O leilão inclui também objetos pertencentes a membros da Família Real Britânica, incluindo o Duque e a Duquesa de Windsor, a Rainha Isabel II e a Rainha Mãe, sendo que algumas das peças datam do século XIX. Segundo a casa de leilões, uma parte das receitas do leilão reverterá a favor da instituição de caridade britânica Muscular Dystrophy UK.
"O legado da Princesa Diana perdura não só através do seu trabalho humanitário, mas também na elegância intemporal do seu estilo, que continua a inspirar o mundo", afirmou o cofundador e diretor executivo da Julien's Auctions, Martin Nolan, num comunicado de imprensa.