Uma série de cartas manuscritas enviadas por Diana, a princesa de Gales, à governanta Violet Collison, vão ser postas à venda na Sworders Fine Art Auctioneers em Stansted Mountfitchet, Essex, a 30 de julho
As cartas da Princesa Diana para a antiga governanta da família estão à venda, proporcionando uma “visão” da sua vida à porta fechada, incluindo os preparativos para o casamento com o então príncipe Carlos e pormenores da relação do príncipe Harry e do príncipe William na infância.
Violet Collison, apelidada de Collie, era a governanta principal da Park House, na residência real de Sandringham Estate, em Norfolk, onde Diana nasceu e cresceu. Collison testemunhou o nascimento de Diana e dos irmãos, Sarah, Jane e Charles, de acordo com a Sworders, a casa de leilões que vai realizar a venda a 30 de julho.
“Collison foi uma constante na vida de Diana, e assim permaneceu durante toda a sua vida”, contou Luke Macdonald, diretor de arte e propriedades da Sworders, à CNN na quinta-feira. “Para Diana, ela estava sempre presente”.
Mesmo depois de Collison se aposentar em 1973, Diana fez visitas à sua antiga governanta, de acordo com Macdonald, que acrescentou que Diana “ escapava” para uma chávena de chá na casa de Collison em Norfolk quando estava em Sandringham.
“Elas eram muito próximas”, afirmou Macdonald, acrescentando que as duas trocavam cartas por ocasião de aniversários, Natais e mesmo antes do casamento de Diana com o então príncipe Charles.
Uma carta datada de 8 de julho de 1981 - três semanas antes do casamento real - foi escrita à mão por Diana em papel timbrado do Palácio de Buckingham, contando a Collison detalhes sobre os preparativos para o casamento.
“Toda a gente está freneticamente ocupada aqui a fazer decorações de última hora... a futura noiva tem-se mantido bastante calma”, escreveu Diana.
Outra carta, escrita 10 dias após o nascimento do príncipe Harry em 1984, agradece a Collison uma prenda que enviou ao recém-nascido.
“Foi muito amável da sua parte ter dado um presente tão bonito ao Harry - ficámos muito sensibilizados”, escreveu Diana.
Na mesma carta, Diana fala a Collison sobre a adoração do príncipe William pelo seu irmão mais novo. “O William adora o irmão mais novo e passa o tempo todo a dar um sem fim de abraços e beijos ao Harry”, escreveu ela. “O que é maravilhoso de ver, se nos for permitido estar perto.”
“As cartas são uma visão da vida de Diana sob o radar, além do protocolo real”, disse Macdonald, que acha que ‘elas realmente confirmam o quão gentil, amorosa, gentil e agradável ela era’.
Nesse mesmo ano, Diana enviou a Collison outra nota de agradecimento por ter enviado presentes de Natal aos rapazes.
“Como foi maravilhosamente amável da sua parte dar aos nossos filhos pequenos presentes tão maravilhosos no Natal”, escreveu Diana num papel personalizado do Palácio de Kensington, acrescentando que ‘William encontrou os pacotes e mergulhou no papel antes que eu o pudesse impedir’.
Entre os objectos a leiloar estão também postais de Natal assinados pela família e recordações de eventos relacionados com a vida de Diana, como um convite pessoal para o casamento real, um bilhete para o funeral de Diana e correspondência para a sua cerimónia fúnebre.
Embora algumas das cartas estejam listadas com um preço de venda estimado entre £800 e £1.200 ($1.030 a $1.545), Macdonald imagina que o interesse que geraram significa que podem ser vendidas por mais. “Não me surpreenderia se uma ou duas delas pudessem duplicar ou mais”, afirmou.
“São a história completa de uma pessoa do princípio ao fim, tudo num grupo de cartas e postais de Natal... São realmente um capítulo da infância de Diana ao longo da sua vida.”