Um segredo aqui ao lado: vila esconde a sua própria Fontana di Trevi

Versa - parceira CNN Portugal , Sebastião Almeida
4 set, 15:00
Priego. Turismo de Andalucía

Priego, perto de Córdoba, em Espanha, é uma pequena vila com um castelo medieval e uma fonte que é conhecida pelas semelhanças com a famosa Fontana di Trevi, em Roma

Setembro é um prenúncio do fim do verão, mas é uma das melhores alturas do ano para ir de férias e viajar: o clima, na maior parte dos sítios, continua ameno e a afluência de turistas diminui. Aqui ao lado, em Espanha, descobrimos uma pequena localidade perto de Córdoba, na Andaluzia, que tem um castelo medieval e uma fonte que é conhecida como a Fontana di Trevi espanhola e que é considerada uma das mais bonitas do país.

Priego é uma vila rica em história com pouco mais de mil habitantes. A sua fonte, considerada uma das mais bonitas de Espanha, foi mandada construir por Francisco del Castillo, em 1803, para abastecer a população local com água potável. A Fuente del Rey y de la Salud de Priego de Córdoba partilha o estilo barroco com a famosa fonte de Roma que atrai milhões de turistas todos os anos. Em comum aos dois monumentos, existe a crença de que os desejos se cumprem ao lançar de costas uma moeda para a água.

Segundo uma lenda local, a Fuente del Rey capta água da Fuente de la Salud, onde Afonso XI acampou com o objetivo de conquistar Priego, que em 1341 era território árabe. “A Fuente de la Salud (Fonte da Saúde) tem um grande frontispício de estilo maneirista. Toda a superfície do edifício está revestida de mármore policromado e, no centro, encontra-se o já referido santuário com a imagem da Virgen de la Cabeza. Decoram as rochas da fonte uma série de baixos-relevos com diferentes temas: um pastor com as suas ovelhas e as figuras de Neptuno, Anfitrite e Medusa”, escreve sobre o monumento o jornal local ABC de Córdoba.

No centro histórico da vila, na zona mais elevada, foi erigido um castelo, sendo ainda possível ver algumas partes da sua muralha e três torres de defesa. Mesmo ao lado, encontra-se o Barrio de la Villa, um conjunto de ruas empedradas com casinhas com fachadas caiadas e becos estreitos.

Depois de descoberto o património cultural desta pequena localidade, é altura de aprofundar conhecimentos sobre a gastronomia local. O azeite local, o potaje, uma sopa servida durante a Semana Santa, o peru com amêndoas, o salmorejo, o cabrito al ajoarriero ou a morcilla de miolos são algumas das iguarias locais.

Viagens

Mais Viagens

Na SELFIE

Patrocinados