No dia 22 de novembro de 2021 nasce um novo projeto de informação em Portugal. Chega com a chancela da marca mais relevante do jornalismo a nível mundial, sendo, simultaneamente, um desafio e uma conquista para a Media Capital, bem como um marco histórico para a indústria da comunicação no nosso País. Não há, no mercado mediático nacional, quem faça o que a CNN Portugal se propõe fazer.
Informar, comunicando de forma direta e disruptiva, com confiança e segurança. É este o foco da CNN Portugal.
A missão da CNN Portugal é contribuir para uma democracia mais robusta e uma opinião pública mais esclarecida.
A CNN Portugal resulta de uma parceria entre a Media Capital e um dos maiores grupos de media do mundo, a Warner Media, que detém a CNN. As negociações entre as partes tiveram início no final do primeiro trimestre deste ano e concretizaram-se rapidamente, fruto de uma sintonia de vontades.
A CNN é, reconhecidamente, a marca de informação de maior confiança e notoriedade a nível mundial. Por essa razão, a Media Capital, que se identifica com os valores do rigor e da independência, considera que esta parceria é da maior relevância para o futuro do audiovisual português. Além de atestar a robustez do Grupo, a concretização deste projeto contribui para aumentar a diversidade de perspetivas e, por conseguinte, alargar a democratização da informação. Ganha o público, ganham os media e ganha o País.
A CNN Portugal rege-se pelos princípios e valores da CNN, uma das referências maiores do jornalismo internacional.
A CNN fornece ao projeto uma dimensão global, que vai da cultura às novas fronteiras da ciência, tendo sempre como elemento-chave uma visão humanista e cosmopolita da era da comunicação e da sociedade digital.
A CNN Portugal pretende honrar o passado da marca e projetá-la para o futuro.
Para encurtar distâncias e estreitar laços, a CNN Portugal montou uma rede de correspondentes internacionais que têm o português como língua-mãe. Estão sedeados em regiões estratégicas do globo, como Estados Unidos, Japão ou Brasil e em cidades onde existem grandes comunidades de cidadãos nacionais, como acontece com Luanda, Paris, ou Toronto. A partir de 22 de novembro, a CNN Portugal vai estar ainda em Bruxelas, Madrid, Londres, Roma, Sidney ou Kuala Lumpur.
A força da CNN Portugal concretiza-se numa outra frente: uma rede nacional de correspondentes para assegurar a cobertura noticiosa de norte a sul do país, incluindo ilhas. Além dos profissionais que já colaboravam com a Media Capital, foram identificados jornalistas em diferentes zonas do território, cuja mais-valia para o projeto é um profundo conhecimento das realidades locais. Esta rede de proximidade conta ainda com o contributo de televisões e jornais locais e regionais que, em conjunto, formam uma espécie de linha avançada. Estar perto é essencial para o sucesso da CNN Portugal.
Importa ainda ter presente que este ambicioso projeto de informação tem acesso ao trabalho realizado pela rede mundial de correspondentes e enviados da CNN. O vínculo à marca global vai permitir ao espetador português conhecer os conteúdos que integram o portfólio internacional e que terão espaço na grelha de programação. Essa, contudo, vai privilegiar os espaços informativos por excelência, em direto, e dar prioridade a produção própria. A CNN acrescenta força e poder à CNN Portugal, não subtrai.
A CNN Portugal será a primeira televisão do País com uma operação digital tão estratégica como a de antena. Alojado em cnnportugal.pt, o site inovará o panorama nacional com produção informativa própria e uma identidade fortemente multimédia.
Partilhando o mesmo posicionamento e standards de jornalismo, a operação digital terá uma oferta informativa totalmente integrada com a da televisão, numa lógica de complementaridade. Para que as audiências digitais saibam através das “Breaking News”, mas possam também compreender as notícias, descobrir novas leituras da realidade e confiar na informação da CNN Portugal.
Neste projeto multiplataforma, os conteúdos digitais, bem como os da antena, serão dinâmicos, fiéis à identidade da marca. E os grandes temas da atualidade mundial e nacional, sejam eles fraturantes ou unificadores, estão, desde já, refletidos na programação.
06h30 – 10h00
NOVO DIA
Queremos que os portugueses comecem o dia bem informados, na companhia da CNN Portugal. Por isso, no arranque da emissão, a atualidade é apresentada ao ritmo a que se desenrola a manhã de cada novo dia: com dinamismo, com energia. Em direto e a partir dos estúdios de Lisboa e do Porto, vamos estar de olhos postos em tudo o que acontece no continente, nas ilhas, em todas as geografias.
Com André Neto de Oliveira, Diana Bouça-Nova e Isaura Quevedo
10h00 – 12h00
CNN HOJE
Os temas que estão a marcar o dia e que vão ditar a atualidade passam por aqui. Com repórteres na rua, vamos olhar para os acontecimentos; com convidados em estúdio, vamos dissecar os factos. Este é o espaço da notícia com análise.
Com Ana Guedes Rodrigues
12h00 – 15h00
CNN MEIO DIA
Neste espaço de grande informação há noticiário, há comentário e há interação. Damos atenção ao desporto, à segurança, à saúde e a tudo o que mexe com a vida das pessoas. Aqui contamos com a participação, em direto, dos espetadores da CNN Portugal.
Com Cátia Nobre e José Carlos Araújo
15h00 – 18h00
AGORA CNN
À hora do frenesim informativo damos conta de tudo o que está a acontecer. Há diretos na rua, análise em estúdio. Se as notícias não param, nós também não.
Com Rita Rodrigues e Pedro Bello Moraes
18h00 – 21h00
CNN FIM DE TARDE
O fim do dia presta-se a balanços. Olhamos para as noticias que marcaram o dia, dando prioridade à opinião que nos ajuda a compreender as mais relevantes.
Com João Póvoa Marinheiro
21h00 – 22h00
JORNAL DA CNN
Este é um espaço de autor, apresentado alternadamente por Judite Sousa e Júlio Magalhães. São notícias com assinatura, rigor e credibilidade.
Com Judite Sousa e Júlio Magalhães
22h00 – 00h00
CNN PRIME TIME
Da troca de ideias resulta a possibilidade de olhar para o mesmo tema com distintas abordagens. Além do debate, que tem aqui um lugar cativo, são as entrevistas e as vozes dos protagonistas que preenchem este espaço informativo. Há ainda tempo para “Crossfire”, um confronto de ideias conduzido por Paulo Magalhães.
Com Ana Sofia Cardoso e Paulo Magalhães
00h00 – 01h00
CNN MEIA NOITE
Fecha-se um ciclo noticioso e abre-se outro. Recordamos os temas que marcaram as últimas hora e ganhamos balanço para um novo dia, espreitando as capas dos jornais e os destaques da imprensa nacional e internacional.
Com Cláudio Carvalho
Segunda feira à noite
RUI SANTOS EM CAMPO
Com a irreverência e a independência que o caracterizam, Rui Santos faz a análise detalhada de tudo o que acontece em campo. Os seus 45 anos de experiência como jornalista e comentador desportivo são o melhor cartão de visita para este espaço, mas a sua voz vai poder ser ouvida (e lida) de muitas outras formas na CNN Portugal.
Com Rui Santos
Segunda a domingo
CNN DESPORTO
O desporto tem uma presença transversal na grelha de programas da CNN Portugal. Tanto a semana como ao fim-de-semana, em programas dedicados ou em rubricas integradas nos outros espaços informativos, estamos atentos às diferentes modalidades desportivas. O futebol e as principais competições, nacionais e internacionais, podem ser acompanhadas aqui.
Com Catarina Cardoso, Paulo Pereira, Henrique Mateus, Andreia Palmeirim e Joaquim Sousa Martins
Sábados e domingos
06h30 – 10h00
CNN SÁBADO DE MANHÃ
CNN DOMINGO DE MANHÃ
Este é um espaço de acompanhamento da atualidade, com as características típicas das manhas informativas e uma ligeira nuance: não estando a maioria da população portuguesa a trabalhar, o fim de semana traz uma maior predisposição para ver e ouvir falar de temas fora da agenda mediática.
Com José Gabriel Quaresma
Sábado
11h00 – 13h00
FONTES BEM INFORMADAS
A atualidade é analisada a partir do ponto de vista dos media. Como foram feitas as notícias que marcaram a semana, as histórias por detrás das história, a forma como o jornalismo influencia a realidade e é influenciado por ela. Notícia, entrevista, análise, comentário e opinião com convidados de todos os órgãos de comunicação social.
Com Pedro Benevides
Sábados e domingos
14h00 – 16h00
CNN SÁBADO À TARDE
CNN DOMINGO À TARDE
A prioridade é a notícia, mas nas tardes de fim de semana a atualidade vai disputar a atenção com assuntos de que as pessoas gostam e que são, de algum modo, intemporais. Aqui vai falar-se de viagens, de carros, de gastronomia.
Com Francisco David Ferreira
Sábados e domingos
19h00 – 20h30
CNN SÁBADO À NOITE
CNN DOMINGO À NOITE
Para saber o que se passa à nossa volta não basta ver ou ler notícias. É preciso quem nos dê o contexto, quem nos permita reforçar uma convicção ou nos desafie a mudar de ideias. É o que queremos que aconteça neste espaço, onde o comentário tem lugar de destaque.
Com André Carvalho Ramos e Sara de Melo Rocha
Sábados e domingos
21h00 – 23h00
CNN SÁBADO
CNN DOMINGO
A noite é um período propício à reflexão, mais ainda ao fim de semana. Além de olharmos, de forma mais demorada, para os grandes temas que marcam a atualidade informativa, temos também os olhos postos no futebol. Vamos acompanhar as partidas e analisar os resultados.
Com Cristina Reyna
Sábados e domingos
00h00 – 01h30
CNN MEIA NOITE
Tempo de balanços e de antecipações. Passamos o dia que termina em revista, recuperando as notícias mais relevantes no plano nacional e internacional, e apressamos o dia que aí vem, lendo as capas dos jornais.
Com André Carvalho Ramos e Sara de Melo Rocha
Portfólio internacional
Todas as semanas a CNN Portugal exibe vários conteúdos que integram o portfólio internacional da marca, devidamente traduzidos para português. Aqui ficam alguns exemplos.
VITAL SIGNS
SINAIS VITAIS
Apresentado pelo famoso neurocirurgião Sanjay Gupta, chefe do serviço de neurocirurgia no Grady Memorial Hospital em Atlanta, Sinais Vitais conta histórias da saúde de todo o mundo. O programa oferece uma perspetiva global sobre a forma como os casos são detetados e os problemas de saúde são tratados socialmente.
BUSINESS TRAVELLER
PASSAGEIRO FREQUENTE
Passageiro Frequente é apresentado por Richard Quest, que investiga vários temáticas relacionadas com viagens de negócios, digam elas respeito a companhias aéreas, aeroportos, bagagens ou hotéis.
IN 24 HOURS
24 HORAS
24 HORAS é um programa de televisão sobre viagens, apresentado pelo repórter australiano James Williams. A cada episódio, Williams passa um dia e uma noite numa cidade, explorando a cultura e partilhando experiências únicas. Muitos episódios contam com a participação de celebridades locais.
QUEST'S WORLD OF WONDER
O ADMIRÁVEL MUNDO COM RICHARD QUEST
O programa de viagens de Richard Quest pode, segundo o próprio, ser resumido numa frase: “vamos a lugares interessantes para conhecer pessoas fascinantes”. Quest viaja de cidade em cidade, procurando compreender o que move cada uma e as pessoas que nela vivem. O programa é também uma oportunidade para conhecer as personalidades e as histórias de cada lugar.
CULINARY JOURNEYS
O CHEFE E A CIDADE
Um programa que nos leva a conhecer os homens e as mulheres que estão a mudar a forma como o mundo vê a cozinha. A cada episódio, um chefe de renome dá a conhecer a sua cidade, o seu restaurante, os locais e pessoas que o inspiraram, as suas abordagens inovadoras e como procuram todos os dias escrever uma nova história da culinária.
MOSTLY HUMAN & MAKE,
CREATE AND INNOVATE
I9
Inovação, futuro, ciência, tecnologia. Esta série tem o mérito de suscitar algumas perguntas incómodas e de nos fazer refletir sobre sobre o nosso complicado relacionamento com a tecnologia.
COVID
Do custo humano da COVID-19 às vacinas, da peste espanhola à origem do vírus, ninguém vai ficar indiferente a esta série de documentários/reportagens especiais dos correspondentes CNN sobre o vírus que mudou o mundo.
ORIGINAIS CNN
Os grandes temas que ocupam e preocupam a humanidade estão na grande reportagem CNN. Anderson Cooper, Fareed Zakaria, Jim Sciutto, entre outros, são as vozes da CNN que nos trazem, semanalmente, as grandes reportagens internacionais.
Para garantir uma emissão 24 horas por dia e uma presença forte no digital, a CNN Portugal conta com profissionais reconhecidos, aos quais se juntam jovens jornalistas, muitos deles selecionados através de um processo de recrutamento inédito no nosso País.
Os primeiros trazem a experiência, os segundos a irreverência de quem está a trilhar caminho no jornalismo. Ambos se comprometem a pôr os factos em primeiro lugar, sempre, complementando as notícias com análise, comentário ou enquadramento.
A equipa da CNN Portugal é composta por dezenas de profissionais de distintas áreas de especialidade, desde a realização à iluminação, passando pela produção e edição. Todos contam para que, à hora certa, os pivôs apresentem as notícias do País e do mundo.
Ana Guedes Rodrigues
Ana Sofia Cardoso
André Carvalho Ramos
André Neto de Oliveira
Andreia Palmeirim
Catarina Cardoso
Cátia Nobre
Cláudio Carvalho
Cristina Reyna
Diana Bouça-Nova
Francisco David Ferreira
Henrique Mateus
Isaura Quevedo
Joaquim Sousa Martins
João Póvoa Marinheiro
José Carlos Araújo
José Gabriel Quaresma
Judite Sousa
Júlio Magalhães
Paulo Magalhães
Paulo Pereira
Pedro Benevides
Pedro Bello Moraes
Rita Rodrigues
Sara de Melo Rocha
Além dos jornalistas que integram as redações de Lisboa e Porto, a CNN Portugal conta com uma rede alargada de correspondentes, de âmbito nacional e internacional. Essa rede permite chegar a todos os portugueses, dando expressão a tudo o que acontece de norte a sul do país - dos grandes temas que preocupam a humanidade, às pequenas questões que interessam às comunidades locais.
Na frente externa da cobertura noticiosa, Luís Costa Ribas acompanha a atualidade nos Estados Unidos da América, Pedro Moreira assume o lugar de correspondente em Bruxelas para assegurar uma visão da Europa e Filipe Santos Costa, sediado em Tóquio, centra atenções na Ásia.
Filipe Santos Costa
Luís Costa Ribas
Pedro Moreira
Pedro Pinheiro, José Carlos Araújo, Raquel Matos Cruz, Rui Loura e Paulo Magalhães assumem os cargos de editores-gerais da CNN Portugal, reforçando a estrutura de comando do projeto. São profissionais com uma vasta experiência no jornalismo, não apenas em televisão e não só em Portugal.
Site, aplicação, newsletters, podcasts, redes sociais, rubricas multimédia serão formas de chegar às audiências com inovação e eficácia. Mas sempre colocando os factos primeiro, sempre com o jornalismo no coração da operação. E com uma equipa experiente e profissional dedicada a toda a operação digital. Catarina Pereira é a coordenadora do site; Lina Santos coordena as redes sociais; Catarina Guerreiro é a editora executiva e Paula Oliveira assume o cargo de editora executiva do digital.
Vasco Rosendo, especialista em assuntos económicos e financeiros, é o editor-chefe do novo projeto de informação da Media Capital, com funções transversais à TVI.
À frente do novo projeto está Nuno Santos, que assume a direção da CNN Portugal. O profissional acumula uma vasta experiência no jornalismo, tendo provas dadas como líder de equipas. A estrutura diretiva é ainda composta por Frederico Roque de Pinho, que assume funções como diretor-executivo responsável pela operação do canal de televisão, e Pedro Santos Guerreiro, diretor-executivo responsável pelo meio digital.
Uma das maiores ambições da CNN Portugal é ajudar o público a compreender os acontecimentos e a formar sobre eles uma opinião. Isso significa olhar para as notícias de diferentes prismas, analisá-las, dar-lhes contexto e enquadramento. Para cumprir esse desígnio, a CNN Portugal conta com o conhecimento de um leque alargado de comentadores e analistas.
A CNN é uma marca que se dirige a todos aqueles que querem saber mais sobre o mundo, que querem compreender a sociedade em que vivem e formar opiniões, a partir de diferentes perspetivas fornecidas por fontes de informação credíveis. A CNN Portugal cumprirá esse propósito.
Em qualquer lugar, em todas as plataformas, os portugueses vão poder recorrer à CNN Portugal para saber o que precisarem e o que quiserem saber. O público-alvo deste novo projeto de informação é, por isso, abrangente: a CNN Portugal dirige-se a todos os portugueses curiosos e está empenhada em construir uma relação de confiança com eles.
Todos os dias, em todo o mundo, a CNN influencia milhares de pessoas. Influencia as suas opiniões e escolhas, através dos factos e da forma como os dá a conhecer.
A marca CNN nasceu em 1980, disposta a fazer o que nunca tinha sido feito em televisão: cobertura noticiosa 24 horas por dia. Foi com a CNN que a expressão jornalística “Breaking News” se tornou tão poderosa.
Hoje, 41 anos depois, a CNN é uma fonte mundial de notícias em tempo real, a partir de qualquer lugar do mundo. E é uma das marcas em quem os cidadãos mais confiam.
A estação está presente em mais de 200 países, num total de quase 450 milhões de lares e quartos de hotel em todo o mundo.
A CNN terminou 2020 com 16 Emmys, um recorde para a marca.
O reconhecimento tem vindo a crescer. Nos últimos 5 anos, a CNN conquistou mais Emmys do que no total dos 35 anos anteriores.
Imagens
Videos
A cobertura da Guerra do Golfo na CNN | download
Tim Lister, produtor sénior da CNN, partilha experiência profissional | download
Os primeiros pivôs da CNN Portugal | download
Anúncio da data de lançamento da CNN Portugal | download
A CNN e o Papa João Paulo II em Portugal | download
Construção do estúdio da CNN Portugal | download
Judite Sousa integra equipa da CNN Portugal | download
A CNN e a cobertura da queda do Muro de Berlim | download
O processo inédito de recrutamento da CNN Portugal | download
Júlio Magalhães na CNN Portugal | download
O massacre de Tiananmen na CNN | download
Inga Thordar é a editora-executiva da CNN Digital Internacional | download
Raquel Matos Cruz é editora-geral da CNN Portugal | download
Sessões de formação CNN Portugal | download
Rui Loura na CNN Portugal | download
Os desafios da realização de um canal como a CNN Portugal | download
A ousadia da campanha de marketing da CNN Portugal | download
A liberdade de imprensa pelo olhar de José Carlos Araújo | download
Richard Quest deixa mensagem à equipa portuguesa da CNN | download
A iluminação do estúdio da CNN Portugal | download
Isa Soares felicita a família portuguesa da CNN | download
© Copyright 2021 Media Capital. Todos os direitos reservados. Fotografia de Armanda Claro.