À frente de Passos Coelho, Marques Mendes e Centeno: sondagem CNN Portugal dá vitória nas Presidenciais a Gouveia e Melo

25 set, 20:00

Almirante reúne mais de 20% das respostas, ficando bem à frente de todos os outros putativos candidatos. Na segunda volta... o cenário repete-se

Se as eleições Presidenciais se realizassem hoje talvez muitos portugueses ficassem muito surpreendidos com os resultados. É que, de acordo com uma sondagem realizada pela Aximage para a CNN Portugal, o chefe do Estado-Maior da Armada, o almirante Henrique Gouveia e Melo, reúne a preferência dos portugueses.

O homem que se tornou famoso pela coordenação da task-force de combate à covid-19 fica bem à frente de nomes como Pedro Passos Coelho, Luís Marques Mendes, André Ventura, Mário Centeno, Ana Gomes ou Augusto Santos Silva, tudo nomes apontados a Belém nas eleições que vão abrir o ano de 2026, ainda que nenhum tenha confirmado taxativamente que vai concorrer - só Marques Mendes fez um avanço mais claro.

Preferências dos portugueses nas Presidenciais
Nome %
Gouveia e Melo 21
Passos Coelho 14,7
Marques Mendes 10,6
André Ventura 8,8
Mário Centeno 8,3
Ana Gomes 7,9
Augusto Santos Silva 5
Brancos e nulos 5,1
Não sabe / indeciso 18,6

Embora se pense que este seria um cenário diluído pela segunda volta, o que os resultados reunidos mostram é que Gouveia e Melo vence as eleições Presidenciais mesmo nesse caso, seja quem for o seu adversário.

Verificando a comparação direta com os adversários que mais se lhe aproximam, o almirante consegue uma distância considerável de todos eles.

É assim com Passos Coelho, que tem apenas 28%, contra os 51% do almirante, mas também com Centeno 38% contra 29%) e Marques Mendes (47% contra 28%).

Quem vota em quem

É nas regiões Centro e Sul/Ilhas que Gouveia e Melo reúne mais preferências, sendo que apenas na Área Metropolitana de Lisboa (AML) está abaixo dos 20%.

De resto, apenas na região Norte Gouveia e Melo perde para outro dos candidatos. Ali, Passos Coelho reúne 21,1% das respostas, contra 20,5% dos inquiridos que responderam o nome do almirante.

Nota ainda para os resultados na AML, onde André Ventura é a segunda preferência dos eleitores inquiridos, com 12,8%.

Também na Área Metropolitana do Porto (AMP) o presidente do Chega consegue um melhor resultado - 11,2% -, ficando inclusivamente à frente de Marques Mendes, mas ainda assim atrás de Passos Coelho e de Gouveia e Melo.

Na estratificação por sexos e idades, Gouveia e Melo também consegue resultados assinaláveis, vencendo em toda a linha junto dos inquiridos nesta sondagem.

É que o almirante lidera no sexo masculino e feminino, mas também nas quatro faixas etárias ouvidas (18-34/35-49/50-64/65+).

É curioso ainda verificar como se distribui a intenção de voto por identificação partidária. É na Iniciativa Liberal que Gouveia e Melo vai buscar mais votos, mas no PS reúne 22,8% dos inquiridos, acima dos 21,6% de Mário Centeno e dos 13,7% de Augusto Santos Silva, os dois candidatos parecem reunir mais consenso para poderem vir a ser os representantes socialistas em 2026.

No PSD o almirante perde para Passos Coelho, mas a proximidade das intenções de voto que recaem sobre ambos não deixa de ser surprrendente - o antigo primeiro-ministro reúne 24,7% dos inquiridos, Gouveia e Melo tem 23,3%.

Bem-vindo militar

Quase 50 anos depois de Portugal ter elegido um militar como Presidente da República - a Terceira República teve três militares como chefe de Estado, mas só António Ramalho Eanes foi eleito, em 1976 -, os portugueses parecem achar que essa é uma mais-valia para o cargo.

Questionados sobre o caráter militar do almirante Gouveia e Melo, os inquiridos desta sondagem entendem que essa é uma caraterística positiva para o desempenho das funções presidenciais.

Com efeito, 36% das pessoas veem essa situação com bons olhos, enquanto apenas 13% entendem que um militar a chefiar o Estado é negativo. De referir que quase metade dos inquiridos acham que essa questão não é relevante.

Ficha Técnica

Ficha Técnica destinada a publicação e elaborada de acordo com um modelo proposto para a
imprensa

Objetivo do Estudo: Sondagem de opinião realizada pela Aximage - Comunicação e Imagem Lda. para a CNN-Portugal, Media Capital sobre as eleições presidenciais de 2026.

Universo: Indivíduos maiores de 18 anos residentes na zona em Portugal.

Amostra: Amostragem por quotas, obtida a partir de uma matriz cruzando sexo, idade e região (NUTSIl), a partir do universo conhecido, reequilibrada por género (2), grupo etário (4) e região (5). A amostra teve 818 entrevistas efetivas: 747 realizadas em CAWI e 71 realizadas em CATI; 184 entre os 18 e os 34 anos, 225 entre os 35 e os 49 anos, 202 entre os 50 e os 64 anos e 207 para os 65 e mais anos; Norte 275, Centro 180, Sul e Ilhas 127, Área Metropolitana de Lisboa 236.

Técnica: Aplicação online - CAWI (Computer Assisted Web Interviewing) - de um questionário estruturado a um painel de indivíduos que preenchem as quotas pré-determinadas para os indivíduos com 18 ou mais anos; entrevistas telefónicas - metodologia CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing) do mesmo questionário devidamente adaptado ao suporte. O trabalho de campo decorreu entre 6 e 19 de setembro de 2024.

Taxa de resposta: 39,01%.

Margem de erro: O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de + ou -3,4%.

Responsabilidade do estudo: Aximage - Comunicação e Imagem Lda., sob a direção técnica de Ana Carla Basílio

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