Presidente confirma data avançada em primeira mão pela CNN Portugal
O Presidente da República anunciou, esta quinta-feira, que marcou eleições presidenciais para 18 de janeiro. A data tinha sido avançada em primeira mão pela CNN Portugal.
"Nos termos previstos na Constituição e na Lei Eleitoral, o Presidente da República assinou o Decreto que fixa as eleições presidenciais para domingo 18 de janeiro de 2026, o qual seguiu para publicação no Diário da República", lê-se na nota da presidência.
Com as presidenciais marcadas para 18 de janeiro, uma eventual segunda volta, que por lei acontece três semanas depois, calhará a 8 de fevereiro.
Se as eleições fossem em 25 de janeiro, data que chegou a ser indicada, no início deste ano, por Marcelo Rebelo de Sousa, a segunda volta calharia em 15 de fevereiro, que em 2026 será domingo de Carnaval.
Catarina Martins, Marques Mendes, Gouveia e Melo, António José Seguro e António Filipe são alguns dos nomes que já anunciaram a sua candidatura naquelas que prometem ser das mais concorridas eleições à presidência da história da democracia portuguesa.
Marcelo Rebelo de Sousa está prestes a terminar o seu segundo mandato. Foi eleito pela primeira vez em janeiro de 2016, tendo vencido à primeira volta com 52% dos votos. Foi reeleito em 2021, com 60,7% dos votos, igualmente à primeira volta.