De Dani a Félix: os mais de 80 portugueses que jogaram na Premier League

18 jan 2023, 10:00

Avançado cedido pelo Atlético Madrid ao Chelsea sucede a Fábio Vieira, que tinha sido o último luso a estrear-se na competição

(artigo atualizado)

A chegada de João Félix ao Chelsea e a estreia imediata pelos londrinos elevou o número de portugueses com passagem pela Premier League.

Ao todo, desde que que a prova foi assim designada em 1992, já são mais de 80 os futebolistas lusos de lá atuaram.

O primeiro de todos foi Dani, na viragem para a segunda metade da década de 90. Em 1996, o West Ham desejava o talentoso esquerdino e os tablóides adoravam a história. «Lock up yer daughters», escrevia o Daily Star, ao dar conta que os hammers desejavam «Dani boy». Traduzindo, «tranquem as vossas filhas em casa» porque Dani e os seus olhos claros estavam a chegar.

Na história da Premier League há de tudo. Histórias de sucesso, a maior de todas a de Cristiano Ronaldo. Há vários campeões: com o Chelsea, com o Manchester United, com o Manchester City e com o Arsenal. Este é Luís Boa Morte que foi o jogador que atuou por mais clubes. Há ainda Abel Xavier, que conseguiu a proeza de trocar o Everton diretamente para o Liverpool. É o último ainda hoje a fazê-lo.

Mas há quem tenha jogado pouco e, mesmo assim, tenha ficado na história. Marco Almeida tinha sido contratado pelo Southampton, estreou-se aos 71 minutos frente ao Arsenal, mas um rapaz chamado Thierry Henry passou por ele, atirou ao ângulo e apontou assim o primeiro de 175 golos na Premiership. Já Marco Almeida nunca mais jogou no principal escalão do futebol inglês.

Na galeria associada tem todos os jogadores portugueses que fizeram pelo menos um minuto na Premier League.

Patrocinados