Protestos porquê se os preços do gasóleo caíram 15% em Portugal? Porque os preços internacionais desceram… 34%. Veja os números

23 set, 13:33
Combustíveis, preços, inflação, gasolina, gasóleo. Foto: Uwe Lein/picture alliance via Getty Images

Sim, os preços do gasóleo está a aumentar - mas muito pouco. Face há um ano, até está 27 cêntimos por litro mais barato. E as gasolinas estão mais baixas que há um ano e que há um mês. Então, qual é o problema? O problema é que estariam a cair muito mais não fosse o governo ter aproveitado para repor níveis mais elevados de impostos

Só 24 horas depois é possível confirmar, mas um litro de gasóleo estará esta segunda-feira a ser vendido em Portugal a um preço médio próximo dos 1,54 euros. É apenas mais cerca de um cêntimo do que um mês antes, a 23 de agosto. E é menos 27 cêntimos por litro do que há um ano, o equivalente a menos 15%. Mais: as gasolinas estão mais baratas não só face a há um ano como o estão em relação a há um mês. Então, porquê os protestos contra os aumentos dos preços, nomeadamente esta segunda-feira junto às portagens da Ponte 25 de Abril, à entrada de Lisboa?

Vejamos os números: em relação a há um mês, o preço médio em Portugal está 1 cêntimo mais caro por litro no gasóleo simples e cerca de 5 cêntimos no gasóleo especial. Nas gasolinas, está mesmo mais barato, à volta de 2 cêntimos por litro:    

Já face a há um ano, o gasóleo simples está 27 cêntimos por litro mais barato e o gasóleo especial baixou 23 cêntimos. As gasolinas estão cerca de 19 cêntimos por litro mais baratas:  

Na base dos protestos não está, pois, o aumento do preço dos combustíveis. Está sim o facto de o governo ter feito três aumentos da taxa de carbono nas últimas semanas, anulando o que teriam sido descidas dos preços. Esses aumentos da taxa de carbono foram introduzidas sem comunicação oficial das mesmas e visam, na verdade, repor parte dos cortes nas taxas que foram introduzidos há cerca de dois anos e meio. Na altura, o objetivo foi atenuar o forte subida nos preços (e na inflação) provocada para guerra da Rússia na Ucrânia, que fez disparar a cotação internacional do petróleo.

Com as últimas subidas da taxa de carbono, os preços em Portugal ficaram por exemplo muito mais altos face a Espanha do que estavam antes.  

Petróleo caiu 24% num ano...

A descida de 15% num ano nos preços do gasóleo (o equivalente aos 27 cêntimos por litro) compara com uma descida muito maior no petróleo.

O índice Brent negociava esta segunda-feira de manhã nos 74,5 dólares por barril, quando no mesmo dia de há um ano negociava a 93,3 dólares. Sucede que, no mesmo período, o euro valorizou face ao dólar, pelo que a diferença da cotação internacional do petróleo em euros é de 88,24 euros por barril há ano e de 67 euros por barril este ano. Ou seja, a cotação internacional do petróleo desceu 24% num ano.    

... e gasóleo internacional está 34% mais barato

Acontece que a comparação recomendada dos preços de venda dos combustíveis não é diretamente com o petróleo, mas sim com os preços internacionais dos produtos refinados.

No caso do gasóleo, o índice internacional Ultra Light Sulfur Diesel mostra uma descida ainda maior do que o petróleo: num ano, este índice passou de 77,8 cêntimos por litro há um ano para 51,5 cêntimos por litro a 23 de setembro de 2024. Ou seja, menos 34%.

Resumindo: num ano, o preço dos gasóleo simples em Portugal baixou 15%; o petróleo em euros desceu 24%; e a cotação internacional do gasóleo refinado caiu 34%. 

A diferença está, portanto, nas margens das gasolineiras e nos impostos. De outro modo, os combustíveis estariam agora mais baratos em Portugal.

Fontes de informação

Resumo dos dados usados nos nossos cálculos

Preços de venda gasóleo e gasolina: estimativa a partir dos dados da Direção Geral de Energia e Geologia.
Dados do petróleo e do euro/dólar: cotações internacionais.
Cotação do petróleo refinado: índice Ultra Light Sulfur Diesel 10 ppm Cif NWE, em cêntimos por litro

 

 

 

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