Preços dos combustíveis vão voltar a subir muito na próxima semana. Saiba quanto

24 mar 2022, 17:08

Petróleo está a subir esta semana 12,7%, o que provocará um novo aumento dos preços das gasolinas na segunda feira, se não antes. E não é pouco: possivelmente, na casa dos 8 e dos 17 cêntimos por litro, respetivamente na gasolina e no gasóleo

A montanha russa continua. Depois da forte queda dos preços dos combustíveis esta semana, prepara-se para uma nova subida expressiva na próxima. Não há fórmulas rígidas para o cálculo do preço, que é fixado livremente pelas gasolineiras, mas os dados até ao meio da tarde desta quinta apontam para aumentos na casa dos 8 cêntimos na gasolina 95 e de 17 cêntimos no gasóleo.

Os valores podem oscilar mais cêntimo para cima ou mais cêntimo para baixo, dependendo ainda de dois fatores: a cotação do petróleo amanhã, sexta-feira, e a política do governo quanto ao Imposto sobre os Produtos Petrolíferos.

A cotação internacional do petróleo, pelo índice Brent, estava esta quinta feira a cair cerca de 2%, mas a descida era insuficiente para esbater os aumentos dos dias anteriores. O preço médio da cotação desde segunda-feira estava a essa hora 12,7% acima da média da semana anterior.
 

A invasão da Ucrânia pela Rússia começou a 24 de fevereiro. Desde então, o petróleo está numa montanha russa

Para fechar a média da cotação desta semana falta ainda saber qual será a evolução amanhã, sexta-feira. De qualquer modo, a probabilidade hoje de se confirmar um aumento considerável dos preços dos combustíveis na segunda-feira é já muito grande.

Desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, a 24 de fevereiro, a evolução da cotação do petróleo tem sofrido fortes variações, tipicamente reagindo às expectativas de negociações em torno do conflito e das notícias sobre diversificação de reservas e fontes de abastecimento de petróleo, de modo a atenuar a quebra de compras de petróleo russo.

Esta taquicardia transpõe-se para os preços dos combustíveis, que nas últimas três segundas feiras tiveram fortes variações. O mesmo deverá acontecer na próxima semana.

 

Fonte: Direção-Geral de Energia e Geologia

Sendo os preços dos combustíveis livres, não há nenhum vínculo obrigatório das gasolineiras em relação à cotação do petróleo. Além disso, não há um dia obrigatório de aumentos – eles na verdade variam todos os dias -, mas a prática em Portugal é introduzir as maiores variações às segundas-feiras. A próxima não trará boas notícias.

 

 

 

 

 

 

Dinheiro

Mais Dinheiro

Patrocinados