Combustíveis estão 27 a 55 cêntimos mais caros em Portugal do que em Espanha. Veja as comparações

7 mar 2022, 18:00
Aumento do preço dos combustíveis (Lusa/Tiago Petinga)

Gasóleos e gasolinas mais baratos do lado de lá da fronteira. A causa são os impostos. Diferenças chegam a ultrapassar meio euro por litro

A Galp cobra hoje mais 36,6 cêntimos em Portugal do que em Espanha por um litro de gasóleo simples; mais 51,4 cêntimos por um litro de gasóleo +; mais 36,9 cêntimos por um litro de gasolina 95; e mais 51,4 cêntimos por um litro de gasolina 98. O exemplo da gasolineira portuguesa é só um entre vários.

As companhias são as mesmas, os preços não. Galp, Repsol e BP são três das que têm ambas redes de abastecimento tanto em Portugal como em Espanha, mas os preços do lado de lá da fronteira são hoje muito diferentes. Por causa dos impostos.

Hoje, segunda feira 7 de março, os preços dos combustíveis tiveram em Portugal o maior aumento numa só semana desde que começou a escalada dos preços, iniciada ainda em 2021 e agravada com a crise na Ucrânia. Os aumentos foram aliás superiores ao que se esperava: em vez de 14 cêntimos, o gasóleo simples aumentou na casa dos 15,5 cêntimos de um dia para o outro (dependendo das gasolineiras); e em vez de oito, a gasolina 95 aumentou na casa dos 11 cêntimos.  

Comparando com os preços praticados hoje em Espanha, ficam patentes as diferenças Na tabela seguinte, pode comparar os preços dos gasóleos nestas três redes em Portugal e em Espanha:

Esta comparação foi feita pela CNN Portugal a partir de preços afixados nos próprios postos das gasolineiras, uma vez que, contactadas, estas não estiveram disponíveis para dar estas informações.

Recorde-se que as gasolineiras têm liberdade de fixação de preços. Isso explica porque é que até domingo se esperavam aumentos de oito e 14 cêntimos, respetivamente para a gasolina 95 e gasóleo simples, mas os aumentos acabaram por ser superiores. As gasolineiras decidiram fazer aumentos superiores aos que decorrem diretamente do aumento do preço do petróleo na última semana, possivelmente antecipando aumentos superiores do crude e reduções nas quantidades vendidas. As empresas em causa não estiveram disponíveis para explicar à CNN Portugal esta decisão.  

Já quanto aos preços das gasolinas, as diferenças dos preços praticados em Portugal e em Espanha são também diferentes, sempre mais caros do lado de cá que do lado de lá da fronteira. 

As diferenças resultam sobretudo da carga fiscal, uma vez que Portugal cobra impostos acima da média europeia, enquanto Espanha cobra abaixo da média europeia.

Essa diferença começa logo no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos:

Fonte: APETRO

Ao ISP é preciso adicionais ainda o IVA, cuja taxa em Espanha é de 21%, inferior à taxa de 23% em Portugal:

Tudo somado, cerca de 60% da factura paga pelos portugueses traduz-se em carga fiscal, sendo que os restantes 40% são partilhados entre a gasolineira, o transporte e os demais processos para que o combustível chegue à bomba.

Em 2021, o Estado português terá arrecadado cerca de três mil milhões de euros só com o ISP - Imposto Sobre Produtos Petrolíferos que é taxado a cada litro de combustível. Um valor que fica ligeiramente aquém daquele que era previsto pelo executivo, no Orçamento do Estado de 2021 (3,4 mil milhões). Segundo o documento de 2022, entretanto chumbado, o executivo previa encaixar este ano 3,5 mil milhões com este imposto. Mais o IVA correspondente.

Dinheiro

Mais Dinheiro

Patrocinados