Governo volta a falhar previsões nos preços dos combustíveis – mas desta vez isso é bom

19 abr 2022, 07:10

Evolução dos preços esta segunda-feira foi melhor do que o esperado. Melhor para si. Ou menos mau

Os preços dos combustíveis tiveram, em média, uma ligeira subida esta segunda-feira. As notícias são menos más do que o esperado: os aumentos ficaram abaixo das previsões do governo apresentadas no final da semana passada. O governo voltou a errar os cálculos, mas desta vez de forma positiva para os consumidores.

O gasóleo simples subiu 1,7 cêntimos por litro face à segunda-feira da semana passada, menos de metade do que os 4 cêntimos que tinham sido previstos pelo governo. O custo deste combustível passou a ser, em média no território nacional, de 1,881 euros por litro. Já o gasóleo especial subiu 2,3 cêntimos, para um preço de 1,915 euros.

Quanto à gasolina 95, o governo havia previsto que não haveria aumentos. Houve, mas de quase zero. A gasolina simples 95 aumentou 0,7 cêntimos, para um preço médio de 1,955 euros por litro. Já a gasolina especial 95 encareceu 1,3 cêntimos, para 1,982 euros por litro.

Finalmente, nas gasolinas mais potentes, houve até um ligeiro decréscimo: a gasolina 98 desceu meio cêntimo, para 2,093 euros por litro. E a gasolina especial 98 subiu 1,3 cêntimos, para 2,12 euros por litro.

Em termos percentuais, as variações do início da semana passada para o início desta foi de apenas entre 0% e 1%.

Os dados, fornecidos pela Direção-Geral de Energia e Geologia, são médias de entre 2.900 postos de abastecimento em Portugal continental.

Desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, os aumentos dos combustíveis em Portugal variam entre os 14 e os cerca de 22 cêntimos por litro. Os gasóleos os que mais encareceram, na casa dos 13%. Já as gasolinas encareceram 8%. Ainda assim, e ao contrário do que chegou a ser aventado, o gasóleo simples continua mais barato do que a gasolina simples 95.

 Os dados dos combustíveis são fixados livremente pelas gasolineiras, variando todos os dias. Mas, por tradição, em Portugal as variações mais significativas acontecem tipicamente às segundas-feiras.

Dinheiro

Mais Dinheiro

Patrocinados