Gasóleo: se precisa de abastecer, é melhor fazê-lo hoje. Amanhã será mais caro

28 ago 2022, 15:31
Combustíveis (Pexels)

O gasóleo está de novo sob pressão. Espera-se um novo aumento substancial esta segunda-feira.

Muitos portugueses terminaram as suas férias de verão este fim de semana, preparando-se para o regresso ao trabalho nos próximos dias. Se estiveram menos atentos às notícias, poderão deparar-se com uma surpresa desagradável amanhã: os preços do gasóleo deverão subir perto de 11 cêntimos por litro. Na gasolina, a pressão é menor, esperando-se um ligeiro aumento de 0,5 cêntimos por litro.

Este sábado, o gasóleo simples foi vendido em média a 1,772 euros por litro. Uma vez que os preços são livres, só é possível estimar aumentos a partir da evolução dos custos do petróleo e das matérias-primas, mas se se confirmar um aumento na casa dos 10 a 11 cêntimos por litro, então abastecer um depósito de 50 litros de gasóleo pode custar na segunda-feira mais 5,5 euros do que antes.

É no gasóleo que os preços estão a subir mais, em parte por antecipação nos mercados internacionais ao próximo inverno, em que o consumo deste combustível dispara por causa do aquecimento nos países mais frios. Com as sanções impostas pelo Ocidente à Rússia, haverá menos importações de produtos petrolíferos russos, o que reduzirá a oferta disponível.

Foi assim que os preços do gasóleo já subiram de novo há cerca de uma semana em Portugal, chegando mesmo a ultrapassar os da gasolina.

Este sábado, segundo os dados oficiais da Direção-Geral de Energia e Geologia, um litro de gasolina simples 95 custou em média em Portugal continental 1,774 euros por litro, apenas mais 0,2 cêntimos do que o preço do gasóleo simples.

Nos combustíveis de melhor qualidade (e preço mais elevado), os valores descolam um pouco um do outro, mas ao contrário do sentido habitual: um litro de gasóleo especial custou este sábado 1,803 euros por litro, mais do que os 1,791 euros por litro da gasolina especial 95.

Já a gasolina 98 custava ontem 1,937 euros por litro, ligeiramente mais do que a gasolina especial 98, que custou este sábado 1,936 euros por litro em média em Portugal continental.

Dinheiro

Mais Dinheiro

Patrocinados