Combustíveis devem descer na próxima semana - mas pouco. Veja as contas

7 abr 2022, 13:18
Gasóleo deverá descer 12 cêntimos e gasolina quatro, mas Governo mantem desconto do ISP

Cotação internacional do petróleo está esta semana ligeiramente abaixo da semana passada, o que sugere uma nova descida dos preços dos combustíveis. Mas menos expressiva do que esta semana

Menos 2,5 cêntimos por litro no gasóleo, menos dois cêntimos por litro na gasolina 95. São estas as previsões possíveis esta quinta-feira para as variações dos preços dos combustíveis na próxima segunda-feira. A decisão, no entanto, é sempre das gasolineiras.

Se a fórmula de cálculo do preço dos combustíveis fosse fixa, seria sensivelmente essa a descida dos preços na próxima semana. Isto porque o preço médio do petróleo nos mercados internacionais está esta semana abaixo da média da semana passada. E é essa média que é usada no cálculo dos preços.
 

Evolução do petróleo desde o início da invasão da Ucrânia (médias semanais do índice Brent. Última semana calculada até às 13h de quinta-feira)

Desta segunda até à hora do almoço desta quinta-feira, o preço médio das cotações de fecho diárias do índice Brent estava nos 104,64 dólares, menos 2,7% do que o preço médio da semana passada. Só no final de sexta-feira se poderá calcular o valor médio final da semana, mas a evolução já sustenta a perspetiva de uma descida dos preços finais dos combustíveis.

Confirmando-se este cenário, os preços baixarão, mas mantendo-se ainda muito acima do que estavam antes do início da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Esta quarta-feira, os preços médios praticados em Portugal foram de 1,91 euros por litro no gasóleo simples e de 1,942 por litro no gasóleo especial, segundo dados da Direção-Geral de Energia e Geologia para Portugal continental.

A gasolina simples 95 custava 1,94 euros por litro e a gasolina especial 95 estava a 2,005 euros por litro.

Finalmente, a gasolina 98 estava esta quarta-feira, em média, a 2,124 euros por litro, enquanto a gasolina especial 98 custava 2,142 euros.

Recorde-se que o preço de venda dos combustíveis é definido livremente pelas gasolineiras. As previsões apontadas a cada semana partem da mera aplicação da fórmula de referência, que não garante as variações. Da mesma forma, os preços variam todos os dias, mas é às segundas-feiras que, por tradição, se verificam as maiores oscilações de preços. Na próxima segunda-feira, a oscilação deverá ser inferior às das últimas semanas. E confirmar uma (ligeira) redução dos preços.   

 

 

Dinheiro

Mais Dinheiro

Patrocinados