Oficial: gasóleo sobe a preços recorde – mas gasolina subiu afinal ainda mais. Saiba os preços

29 mar 2022, 09:55
Evolução dos preços dos combustíveis

Gasóleo subiu 15 cêntimos e atingiu o valor recorde, mas ao contrário do que se previa, não ultrapassou o preço da gasolina – porque esta subiu acima das previsões. Veja quais são, de facto, os preços oficiais dos vários combustíveis vendidos em Portugal

O gasóleo subiu esta segunda feira em linha com as expetativas, mas a gasolina subiu acima disso. Resultado: o gasóleo atingiu o valor recorde Portugal, mas a gasolina continua mais cara.

Os preços são agora oficiais, de acordo com dados da Direção-Geral de Energia e Geologia: em Portugal continental, ontem, o gasóleo simples custava em média 1,995 euros por litro, mais 14,8 cêntimos do que uma semana antes, enquanto o gasóleo especial subiu ainda mais, 15,8 cêntimos; já a gasolina simples 95 custa agora 2,027 euros por litro, mais dez cêntimos que uma semana antes. Curiosamente, a gasolina 95 foi a que menos subiu, “apenas” 2,4 cêntimos numa semana.

Eis os preços atuais e os aumentos face à segunda feira da semana passada:

Estes são os preços médios praticados em Portugal, o que significa que há grandes variações, conforme os postos de abastecimento e as gasolineiras, alguns mais caros, outros mais baratos. Mas são estes os dados que “valem”, não as previsões que vão sendo anunciadas ao longo da semana. Os preços finais são definidos livremente.

O gasóleo está assim no valor mais alto, superando as anteriores marcas já verificadas desde o início da guerra. Desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, o gasóleo está cerca de 34 cêntimos mais caro, ou seja, mais 20%.

Eis os aumentos desde o início da guerra na Ucrânia:


Estes aumentos dos preços dos combustíveis foram atenuados pela descida do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos, decidida pelo Governo de modo a compensar a subida da receita de IVA.

Dinheiro

Mais Dinheiro

Patrocinados