Governo cria observatório de preços face à subida dos custos

Agência Lusa
10 mai 2022, 17:20
A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, em conferência de imprensa (António Cotrim/Lusa)

O observatório "Nacional é sustentável" pretende avaliar o preço dos bens alimentares face ao aumento dos custos e fatores de produção

O Ministério da Agricultura criou o observatório de preços “Nacional é Sustentável”, face ao aumento dos custos dos fatores de produção e à tendência inflacionista nos bens alimentares, foi esta terça-feira anunciado.

“A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, determinou a criação do observatório de preços ‘Nacional é Sustentável’, que terá por missão a avaliação dos impactos da conjuntura de mercado nos preços ao nível do consumidor”, adiantou, em comunicado.

Este observatório tem ainda por objetivo acompanhar os custos e preços na cadeia de valor agroalimentar, face ao aumento verificado nos fatores de produção, traduzindo-se numa “tendência inflacionista” nos alimentos. Desta forma, o governo pretende assegurar que os preços dos bens alimentares cumprem as leis do mercado e não sofram com as flutuações de custos ao longo da cadeia agroalimentar. 

Para o executivo, é “essencial garantir o pleno funcionamento” do agroalimentar, de forma a assegurar o adequado abastecimento aos consumidores e que a remuneração dos fatores de produção aos agricultores permite “a obtenção de níveis de rendimento justos de forma a manter a sua atividade”.

O observatório de preços “Nacional é Sustentável”, que vai ficar a cargo do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), vai criar, na fase de arranque, um projeto piloto com produtos representativos do cabaz alimentar, “o que vai permitir o conhecimento dos preços destes produtos em todas as fases da formação de valor”.

Relacionados

Novo Governo

Mais Novo Governo

Patrocinados