Governo aprova limite ao preço do gás para baixar fatura da eletricidade

13 mai 2022, 12:31
Gás (GettyImages)

Impacto do mecanismo poderá ser de 18% face ao preço médio dos primeiros quatro meses do ano

O Governo aprovou, esta sexta-feira, em Conselho de Ministros extraordinário, o mecanismo para limitar o preço do gás para produção de eletricidade, que irá permitir reduzir a fatura da eletricidade aos consumidores domésticos e industriais, depois de Espanha já o ter feito.

"É uma medida temporária e excecional que vigora durante 12 meses", explicou o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, acrescentando que se trata de uma "medida inédita e de alguma forma histórica". 

Segundo o ministro, o impacto do mecanismo poderá ser de 18% face ao preço médio dos primeiros quatro meses do ano, isto porque estabelece que durante os próximos 12 meses o gás custará uma média de 48,8 euros/megawatt hora, quase metade do valor desta matéria-prima atualmente (90 euros).

"Obteremos uma redução muito significativa do preço da eletricidade, gerando assim poupanças para as famílias e empresas", afirmou Duarte Cordeiro.

O mecanismo que foi negociado com Bruxelas estabelece que, para os próximos 12 meses, o gás custará uma média de 48,8 euros/megawatt hora (MWh), quase metade do preço que esta matéria-prima custa atualmente, e beneficiará tanto os consumidores domésticos como industriais afetados pela subida dos preços da eletricidade no mercado grossista.

A medida, aprovada simultaneamente pelos governos espanhol e português, foi decidida mais de um mês depois de o Conselho Europeu ter reconhecido a dificuldade dos dois países em fazer face aos elevados preços da energia devido ao seu baixo nível de interconexão elétrica com o resto da região.

Governo

Mais Governo

Mais Lidas

Patrocinados