Morte violenta de comerciante português choca emigrantes na África do Sul

Agência Lusa , BMA
23 nov 2021, 17:15
Polícia - África do Sul

Organização não-governamental luso-sul-africana considerou crime “brutal” e “impiedoso”

O conselheiro da diáspora madeirense na África do Sul disse esta terça-feira à Lusa que a morte violenta de um português de 69 anos durante um assalto no leste de Joanesburgo “chocou” os portugueses residentes no país, que se sentem "um alvo".

É um caso lamentável, numa altura em que a espiral do crime continua a subir no país apear dos níveis inaceitáveis”, salientou José Luís da Silva à Lusa.

A comunidade portuguesa, referiu, “está chocada” e “preocupada” porque as pessoas estão “constantemente a ser ameaçadas e sentem que são um alvo dos criminosos, vivem com medo, com receios muito grandes”, afirmou à Lusa o conselheiro madeirense.

Nesse sentido, o conselheiro sublinhou que a situação do crime no país “é muito preocupante”, lamentando: “Não há maneira de ser contido, inclusivamente, chegam-nos notícias de que há elementos da polícia que estão envolvidos em atividades criminosas”.

“É preocupante que a polícia esteja envolvida”, adiantou.

Segundo o conselheiro da diáspora madeirense na África do Sul, o comerciante português Victor Fernandes de Oliveira, 69 anos, natural da região norte de Portugal, foi morto durante um assalto à sua residência na cidade de Kempton Park, leste de Joanesburgo, enquanto a mulher ficou em estado grave.

Estive no hospital, falei com o filho que esteve ao pé da mãe, e disse que a senhora está muito mal, nos cuidados intensivos, e explicou que o pai foi morto com golpes de martelo na cabeça”, disse José Luís da Silva à Lusa.

O funeral do comerciante português realizou-se na segunda-feira em Gauteng, disse hoje fonte familiar à Lusa, acrescentando que a polícia sul-africana está a investigar o crime, mas escusou-se a avançar mais detalhes sobre as circunstâncias do alegado homicídio a pedido das autoridades sul-africanas.

O Fórum Português, organização não-governamental luso-sul-africana, considerou o crime “brutal” e “impiedoso”.

“Denunciamos o ataque brutal contra Susana de Oliveira e o assassinato impiedoso do seu marido Victor de Oliveira, em Kempton Park”, referiu o Fórum Português numa mensagem em inglês enviada na segunda-feira por SMS à comunidade portuguesa e lusodescendente no país.

De acordo com a ONG, contactada pela Lusa, o crime terá ocorrido na manhã do passado domingo dia 7 de novembro.

Seis portugueses mortos este ano na África do Sul

Pelo menos seis portugueses foram assassinados desde janeiro deste ano na África do Sul, segundo o Fórum Português.

O ministro que tutela a Polícia da África do Sul (SAPS, na sigla em inglês) Bheki Cele revelou na passada sexta-feira que o país registou um aumento de 20,7% em casos de homicídio.

“Entre julho e o final de setembro de 2021, 6.163 pessoas foram mortas na África do Sul”, salientou.

Segundo o governante, os dados do crime reportados pela SAPS “demonstram mais uma vez que a África do Sul é um país muito violento”.

Pelo menos dois mil casos de sequestro foram denunciados à polícia na África do Sul em apenas três meses, anunciou o ministro da Polícia sul-africana na apresentação das estatísticas do crime trimestrais no país.

África

Mais África

Patrocinados