Preço da botija de gás aumentou 17% em nove meses (e já é quase o dobro do que em Espanha)

16 fev 2022, 10:29
Gás butano em Espanha

Não são só os combustíveis que têm vindo a aumentar nos últimos tempos: o preço da botija de gás também ficou mais caro nos últimos nove meses

Os preços das botijas de gás butano e propano aumentaram quase 17% desde que deixaram de ser regulados. Segundo noticia o Jornal de Notícias, o aumento supera mais de cinco vezes a inflação de 2021 e ultrapassa até a média total dos produtos energéticos (11,18% em dezembro).

Atualmente, o preço de uma botija em Portugal ultrapassa os 29 euros, o que significa quase o dobro das que são vendidas em Espanha e cujo preço regulado pelo Estado disparou 5% em janeiro para 15,6 euros (gás propano) e 17,75 euros (gás butano). Ambas estão sujeitas à mesma cotação internacional.

De acordo com os dados do Balcão Único da Energia, recolhidos pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para o JN, no final de janeiro, a botija de gás butano de 13 quilos estava a custar 29,22 euros e a de gás propano, de 11 quilos, custava 29,23 euros.

"Para um exercício correto de análise da evolução dos preços médios de venda ao público (PMVP) deve olhar-se, simultaneamente, para as diferenças entre as médias mensais de PMVP e as cotações internacionais médias acrescidas de frete", salienta a ERSE, citada pelo JN.

Nesse exercício, entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022, "embora o PMVP do butano e do propano tenha aumentado 17,8% e 17,1%, respetivamente, a cotação internacional e o frete aumentaram 83,8% no caso do butano e 51,7% no caso do propano".

Dinheiro

Mais Dinheiro

Mais Lidas

Patrocinados