Covid-19: PM anuncia novas medidas e semana de contenção de 2 a 9 de janeiro

25 nov 2021, 17:45
António Costa

Portugal entra em situação de calamidade a partir de 1 de dezembro. Testes negativos obrigatórios para entrada em recintos desportivos. Teletrabalho recomendado passa a obrigatório de 2 a 9 de janeiro. Todas as medidas

O Governo anunciou nesta sexta-feira um conjunto de medidas para controlar um aumento do número de novos casos de covid-19.

António Costa anunciou que Portugal vai entrar em situação de calamidade a partir de 1 de dezembro.

Entre as várias medidas anunciadas pelo primeiro-ministro a partir desta data está o uso obrigatório de máscaras em espaços fechados e em todos os recintos não excecionados pela DGS.

Foi ainda anunciada uma semana de contenção de contactos, de 2 a 9 de janeiro de 2022: neste período, o teletrabalho passará de recomendado a obrigatório e as discotecas e bares estarão encerrados. Também não haverá aulas: o recomeço das atividades letivas está previsto para 10 de janeiro.

António Costa anunciou ainda a obrigatoriedade de apresentação de testes negativos (mesmo para pessoas com certificado digital de vacinação) em visitas a lares, a pacientes internados em estabelecimentos de saúde, para o acesso a grandes eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados e recintos desportivos. O acesso a discotecas e bares também só será possível mediante a apresentação de um teste negativo.

A apresentação do certificado digital volta a ser obrigatória em restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, eventos com lugares marcados e ginásios.

O primeiro-ministro recomendou ainda a realização regular de testes rápidos ou de auto-testes.

Saiba mais sobre estas medidas e sobre sanções previstas em CNN Portugal.

(artigo atualizado)

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados