Covid-19: equipamentos, testes e vacinas custaram 980 milhões de euros ao SNS

Agência Lusa , CE
14 mar 2022, 13:52
Vacinação de crianças contra a covid-19 (Manuel Fernando Araújo/Lusa)

Uma parte desta despesa foi financiada pela Comissão Europeia

As medidas de reforço à segurança e combate à covid-19 custaram ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) perto de 980 milhões de euros em dois anos de pandemia, parte dos quais financiados pela Comissão Europeia.

Segundo os dados disponibilizados hoje à Lusa pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), cerca de 295 milhões de euros foram para comprar os necessários equipamentos de proteção individual e cerca de 346 milhões para financiar os testes para deteção do SARS-CoV-2.

Para as vacinas foram cerca de 327 milhões de euros e para os serviços de suporte à vacinação cerca de nove milhões.

“De realçar que parte desta despesa foi financiada pela Comissão Europeia através da Assistência à Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa (REACT-EU) no montante de 247M€”, refere a ACSS na resposta enviada à Lusa.

Além destes custos, há ainda os que resultam de contratações, prestações de serviço e horas extra feitas pelos profissionais de saúde.

Segundo os dados divulgados recentemente pela ACSS, o SNS pagou 142 milhões de euros em prestações de serviço e 388 milhões em horas extraordinárias em 2021, ano em que a pandemia levou os profissionais de saúde a baterem o recorde de horas extraordinárias.

Portugal registou até hoje mais de 3,3 milhões de casos de covid-19 e mais de 21.280 óbitos.

A doença respiratória covid-19 foi declarada uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde em 11 de março de 2020.

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados