Guiana Brasileira vs Texas do Sul: as contas no Mundial de Clubes são claras (e Portugal está a perder)

27 jun, 18:54
Mundial de Clubes: At. Madrid-Botafogo (AP Photo/Jae Hong)

Brasil é o país mais representado e tem 25% das equipas que estão nos oitavos de final. Portugal só apurou uma das duas equipas. O tira-teimas direto pode estar para breve

A discussão não é recente, nem sequer surgiu quando se soube que ia haver um Mundial de Clubes e que um frente-a-frente entre equipas portuguesas e brasileiras era mesmo possível.

Não é sequer uma questão puramente futebolística - bem longe disso -, mas ganhou no futebol um expoente máximo.

Nesse meio é uma questão antiga e que teve os primeiros ecos aquando a passagem de Jorge Jesus pelo Brasil, sendo depois intensificada pelos diferentes sucessos de treinadores portugueses em terras de Vera Cruz - Abel Ferreira no Palmeiras e Artur Jorge no Botafogo são alguns dos melhores exemplos.

Guiana Brasileira para cá, Texas do Sul para lá, a questão já se massificou nas redes sociais, onde os cidadãos brasileiros vão por estes dias gozando o prato do futebol, já que têm uma participação claramente mais vistosa na nova competição de clubes.

Desde logo porque o Brasil é o país mais representado, o que também reflete o facto de ter muito maior domínio na confederação sul-americana, a CONMEBOL, enquanto que na UEFA a divisão é maior. Nenhum outro tem quatro clubes, pelo que Flamengo, Palmeiras, Botafogo e Fluminense fazem um quarteto inédito.

Em sentido contrário, Portugal colocou apenas duas equipas no Mundial de Clubes, sendo que uma delas nem sequer chegou a tentar dar luta para fazer algo melhor. Falamos do FC Porto, claro, cuja melhor exibição até foi, curiosamente, contra o Palmeiras.

Eliminados numa dececionante prestação na fase de grupos, os dragões deixaram Portugal representado por apenas um clube. É o Benfica quem ainda tenta mostrar que o nosso país pode ombrear com os melhores a nível mundial.

Do lado brasileiro, conta certa: quatro participantes, quatro apurados. Das 16 equipas presentes nos oitavos de final do Mundial de Clubes, 25% vêm do Brasil. E com um confronto entre Palmeiras e Botafogo, é já certo que pelo menos uma estará nos quartos de final.

E o vencedor desse encontro irá defrontar Benfica ou Chelsea, pelo que podemos ter lugar a novo tira-teimas direto, já que FC Porto e Palmeiras decidiram manter tudo a zeros e não esclarecer ninguém nesse ponto.

Quanto às outras duas equipas brasileiras, uma passagem será sempre incrível. O Flamengo, que até já bateu o Chelsea, tem de passar o Bayern, enquanto o Fluminense, que empatou com o Borussia Dortmund, vai ter de vencer o vice-campeão europeu Inter de Milão.

Contas feitas, e com a competição ainda a meio, parece ser o Texas do Sul a ganhar à Guiana Brasileira. Uma contabilização a confirmar ou a rever em breve.

Desporto

Mais Desporto
IOL Footer MIN