Incêndio no Hospital de São João provoca um morto e vários feridos

CNN Portugal , Notícia atualizada às 10:03
19 dez 2021, 18:36

 O incêndio está controlado, mas ainda decorrem operações de busca e salvamento

Um incêndio no Hospital de São João, no Porto, provocou este domingo, pelo menos, uma morte e nove feridos, dois em estado grave por paragem cardiorrespiratória e uma vítima com intoxicação, confirmou o CDOS do Porto à CNN Portugal. 

O alerta do incêndio que deflagrou no piso 9 do Hospital de São João, foi dado às 17:43 horas deste domingo, estando no local, às 19:35, 21 operacionais com sete viaturas. O incêndio foi extinto às 19:00.

Em declarações à Lusa, fonte do CDOS do Porto adiantou que os pacientes que se encontravam no serviço de Pneumologia estão a ser retirados do local. Em comunicado, o Centro Hospitalar adiantou ainda que cinco profissionais de saúde foram afetados pelo incêndio e estão a ser assistidos na urgência.

Ainda não há indicações da causa do incêndio, pelo que o hospitalar vai abrir um processo de averiguações.

“As causas do incêndio estão a ser apuradas e será aberto um processo de averiguações interno”, acrescentou o comunicado, segundo o qual "o plano de incêndio do hospital e o plano de emergência interno foram prontamente ativados, possibilitando a deslocação dos doentes e dos profissionais, bem como o combate ao incêndio pelas equipas internas e pelas corporações de bombeiros".

De acordo com o mesmo texto, o hospital está a “prestar informação e apoio psicológico às famílias das vítimas e aos profissionais”, tendo apresentado “os mais sentidos pêsames à família da vítima mortal”.

Marcelo lamenta incêndio e exprime solidariedade com todos os afetados

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, contactou esta noite o presidente do conselho de administração do hospital, na sequência do incêndio desta tarde e exprimiu solidariedade com todos os envolvidos no acidente.

“O Presidente da República falou esta noite com o Prof. Doutor Fernando Araújo, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João, para se inteirar do incêndio desta tarde, que causou quatro vítimas, uma das quais entretanto falecida, e exprimir solidariedade com todos os afetados e respetivas famílias, mas também com os profissionais daquela unidade de saúde”, indicou um comunicado publicado na página oficial da presidência.

País

Mais País

Patrocinados