Vice-Presidente da Câmara do Porto e candidato independente à mesma apresentou queixa contra Vasco Ribeiro esta sexta-feira, por volta do meio dia, na PSP. Filipe Araújo foi agredido pelo ex-chefe de gabinete de Rui Moreira na tenda VIP do festival Primavera Sound
Era um festival de música e a tenda VIP costuma ser imune a comportamentos mais impróprios ou, até, cenas de pancadaria. Mas na madrugada de 12 para 13 de junho, a área mais reservada e exclusiva do Primavera Sound acabou com murros entre dois ex-aliados políticos. Filipe Araújo vice-presidente da autarquia do Porto e, agora, candidato independente à Câmara Municipal pelo Movimento independente "Fazer à Porto", foi alvo de uma agressão por parte de Vasco Ribeiro, ex-chefe de gabinete de Rui Moreira e, até ser divulgado este incidente, assessor de campanha de Pedro Duarte na corrida à Invicta. A CNN Portugal sabe que Filipe Araújo apresentou queixa esta sexta-feira, por volta das 12:00, na esquadra da PSP da Cedofeita e que os factos irão ser comunicados ao Ministério Público.
O embate Filipe Araújo vs Vasco Ribeiro terá acontecido pouco antes das 00:00, quando ambos se encontravam na tenda VIP do Primavera Sound, no Parque da Cidade do Porto. Foi por volta dessa hora que o incidente foi comunicado às autoridades. A CNN Portugal apurou que o ofendido informou a PSP, na altura, que tinha sido agredido por outro homem seu conhecido. A Polícia de Segurança Pública acabou por se deslocar ao local e tomar conta da ocorrência.
Filipe Araújo e Vasco Ribeiro trabalharam juntos na equipa de Rui Moreira, que está a terminar o último mandato à frente da autarquia que liderou durante vários anos Agora estão em candidaturas opositoras. O candidato independente à Câmara do Porto Filipe Araújo é concorrente de Pedro Duarte, o candidato oficial do PSD à autarquia do norte. E Vasco Ribeiro era responsável de comunicação da candidatura de Pedro Duarte. Era, já que após a divulgação do incidente, o assessor afastou-se da mesma.
Foi através de um comunicado que a candidatura do próprio Filipe Araújo revelou os factos que aconteceram nessa noite: “A política serve para unir, não para atacar. Faz-se com ideias, não com murros. Respeita-se quem pensa diferente, não se intimida. Quando se recorre à agressão, é porque já se perdeu a razão. Na noite de ontem, entre concertos do Primavera Sound, Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto e candidato independente à presidência da Câmara Municipal do Porto pelo Movimento independente Fazer à Porto, foi vítima de agressões físicas por parte de Vasco Ribeiro, atual responsável de comunicação da candidatura de Pedro Duarte, do PSD”.
O próprio Pedro Duarte acabou por reagir ao que aconteceu no Festival Primavera Sound, afirmando o seu "total repúdio por qualquer forma de violência, física ou verbal, no espaço público ou privado."
Segundo a descrição feita “Vasco Ribeiro aproximou-se de Filipe Araújo, iniciando uma conversa”. “De forma súbita e violenta, agarrou o candidato e desferiu-lhe um murro no rosto, seguido do lançamento de um copo”. Como consequência, Filipe Araújo sofreu escoriações na cara. E, por isso, já apresentou queixa por ofensas à integridade física - é este o crime em causa nesta situação.
"Há 12 anos que me dedico diariamente ao Porto e nunca tinha assistido a tal comportamento. Não me deixarei condicionar por nada nem por ninguém. Continuarei de pé, com a mesma determinação de sempre, a trabalhar pelo Porto e pelos portuenses", diz ainda Filipe Araújo no comunicado entretanto divulgado.
Recorde-se que Filipe Araújo é ainda vice-presidente da Câmara do Porto, detendo três pelouros: Finanças, Emprego e Empreendedorismo, Ambiente e Transição Climática e Inovação e Transição Digital.
"Houve insultos e empurrões de parte a parte"
Vasco Ribeiro era, até há pouco tempo, chefe de gabinete de Rui Moreira, tendo depois aceitado a função de diretor de comunicação da campanha do candidato do PSD, Pedro Duarte. A CNN Portugal tem tentado contactar ambos os intervenientes, mas, até ao momento, sem sucesso.
No entanto, em declarações à agência Lusa, Vasco Ribeiro admitiu que “houve insultos e empurrões de parte a parte”, sublinhando que “nada teve a ver com assuntos de candidatura”.
“A discusão resultou de assuntos pessoais antigos da câmara. De qualquer forma, entendo que têm de existir consequências, acabei de pedir a minha demissão da candidatura do Pedro Duarte. Lamento a tentativa de aproveitamento do Filipe Araújo de um assunto que nada tem a ver com campanha”, disse o ex-chefe de gabinete da autarquia.
Até agora, foram confirmadas as candidaturas à Câmara do Porto de Manuel Pizarro, pelo PS, Pedro Duarte, pelo PSD, Diana Ferreira, pela CDU, Nuno Cardoso, pelo movimento Porto Primeiro, Vitorino Silva (conhecido como Tino de Rans), pelo RIR, António Araújo, do movimento Porto à Porto, Aníbal Pinto, pela Nova Direita, Sérgio Aires, pelo BE, e do atual vice-presidente Filipe Araújo, também como independente. As eleições autárquicas deverão ocorrer entre 22 de setembro e 14 de outubro deste ano.