Ponte em betão com quatro faixas colapsa - pela segunda vez

CNN , Rhea Mogul
6 jun 2023, 17:35
Fotografia tirada a 4 de junho de 2023 mostra queda de ponte em construção sobre o rio Ganges, em Bhagalpur, no leste da Índia. Stringer/AFP/Getty Images

ÍNDIA A ponte de Sultanganj começou a ser construída em 2017. A primeira vez que ruiu foi em abril do ano passado

Uma ponte de betão com quatro faixas de rodagem que está a ser construída sobre o rio Ganges, no Estado indiano de Bihar, ruiu pela segunda vez em pouco mais de um ano, levantando uma vez mais questões sobre a qualidade da sua construção.

Um vídeo mostra a ponte de três quilómetros a desmoronar-se sobre o rio, lançando uma nuvem de detritos e poeira e causando ainda ondulação.

A ponte de Sultanganj colapsou duas vezes desde o início da construção em 2017, a primeira vez em abril de 2022, antes da falha catastrófica de domingo. Não se sabe ao certo porque é que a ponte ruiu no ano passado ou se os problemas foram corrigidos.

Nas imagens pode ver-se a multidão na margem do rio a filmar a ponte e a gritar enquanto esta se desmorona. A CNN não conseguiu confirmar a existência de feridos.

Na segunda-feira, o ministro-chefe de Bihar, Nitish Kumar, disse que tinha ordenado um inquérito sobre o incidente.

Em comunicado, a empresa canadiana McElhanney, responsável pela conceção e engenharia da ponte, disse ter conhecimento do "colapso parcial" da ponte e manifestou estar "profundamente preocupada" com a segurança e o bem-estar das pessoas afetadas pelo incidente.

A empresa irá "cooperar com qualquer investigação", acrescentou o comunicado.

A CNN contactou a SP Singla Constructions, que estava a construir a ponte, mas não obteve resposta.

De acordo com a McElhanney, a ponte deveria ter quatro faixas de rodagem e um caminho pedonal, proporcionando "uma nova e importante ligação através do Ganges".

Espera-se também que venha a aliviar o congestionamento nas três pontes rodoviárias existentes no Estado, indicou a empresa no seu site.

A ponte de Sultanganj não é a única a ruir na Índia no último ano. Em outubro passado, uma ponte cedeu na cidade de Morbi, em Gujarat, causando 135 mortos.

Relacionados

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados