Um pombo apareceu pintado de cor-de-rosa. A culpa terá sido de um "chá de revelação"

2 fev 2023, 10:05
Pombo Flamingo

Tratava-se de um animal criado em cativeiro, que já apresentava sinais de desnutrição e maus-tratos

Cor-de-rosa ou azul? Os "chás de revelação" são uma tendência que se espalhou um pouco por todo o mundo, mas que continua a ter maior destaque no país onde surgiu: os Estados Unidos. Popularizada como gender reveal, o evento consiste em reunir amigos e família para conhecer o sexo do bebé de uma forma original. Corta-se um bolo, lançam-se balões, ativa-se uma tocha de fumo, e associa-se a cor resultante - rosa ou azul - ao sexo do bebé.

Com a crescente popularização deste tipo de cerimónia, os tradicionais balões começam a parecer pouco criativos e procuram-se ideias cada vez mais inusitadas. É o que terá acontecido esta semana em Nova Iorque, como denuncia no Twitter o centro de reabilitação e educação de vida selvagem Wild Bird Fund.

Um pombo foi encontrado no parque de Madison Square com as penas brancas "deliberadamente" tingidas de cor de rosa por intervenção humana, no contexto de um provável "chá de revelação". Tratava-se de um pombo de raça king e, portanto, um animal doméstico e criado em cativeiro com poucas hipóteses de sobrevivência na natureza.

A Wild Bird Fund explica que nem todos os pombos são iguais e que este, em particular, parece nunca ter sequer voado. "Por favor, nunca libertem um pombo doméstico. Vai morrer de fome ou vítima de predadores", adverte a associação, na mesma rede social. "Se encontrarem um pombo todo branco (ou de uma cor invulgar), especialmente um que pareça assustado e perdido, é porque precisa de ajuda".

O animal apresentava sinais de desnutrição "prolongada", o que parece indicar que os maus-tratos por parte dos donos já antecediam a coloração das penas. "Felizmente", acabou por ser encontrado a vaguear no parque de Madison Square por "uma pessoa bondosa" que contactou a associação. O pombo está agora "em segurança, a ser tratado" pelo grupo nova-iorquino, que se mostra confiante de que as penas regressarão à cor original após "alguns banhos". Por enquanto, o nome com que foi batizado parece adequado: Flamingo.

Em entrevista com a estação televisiva ABC7NY, a associação recordou ter ficado "sinceramente enojada que alguém pudesse fazer isto" - ainda por cima, por um motivo tão fútil como um "chá de revelação". Afinal, desde bolos a confetti, há formas muito mais inócuas de anunciar ao mundo que a bebé é uma menina.

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados