Dezenas de mineiros desaparecidos num acidente em mina na Polónia após forte tremor de terra

Agência Lusa , BCE
11 jul, 11:52
Mineiros

Já foram resgatados 15 mineiros, dez dos quais tiveram de ser hospitalizados

As equipas de salvamento polacas procuram dezenas de mineiros depois de um forte abalo ter sacudido esta quinta-feira a mina de carvão de Rydultowy, a cerca de 1.200 metros de profundidade, tendo resgatado 15 deles, 10 com ferimentos, segundo as autoridades.

A causa do tremor de terra está por esclarecer.

A porta-voz do Polish Coal Mining Group, Aleksandra Wysocka-Siembiga, disse que o acidente ocorreu por volta das 08:00 locais (07:00 em Lisboa).

"Algumas destas pessoas estão a ser trazidas à superfície, outras já foram trazidas e outras ainda não foram alcançadas pelos socorristas", disse Wysocka-Siembiga.

As autoridades indicaram que 68 mineiros estavam na área na altura e 15 deles chegaram à superfície, incluindo os 10 que foram hospitalizados

A operação de resgate conta com o apoio de dezenas de ambulâncias, terrestres e aéreas, e dezenas de elementos dos bombeiros.

Łukasz Pach, chefe do serviço de ambulâncias em Katowice, a principal cidade da região mineira, disse que os mineiros hospitalizados se encontram estáveis.

Em 2019 e 2020, dois mineiros perderam a vida em acidentes separados na mina de Rydultowy, inaugurada em 1792 e que emprega atualmente cerca de 2.000 pessoas.

Algumas minas de carvão na Polónia são propensas a explosões de gás metano.

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados