Foram emitidos alertas vermelhos, o nível mais elevado de aviso, para partes da Polónia, Alemanha, República Checa, Áustria e Eslováquia
Pelo menos seis pessoas morreram depois de uma das chuvas mais fortes dos últimos anos ter atingido a Europa Central e Oriental, causando inundações e perturbações generalizadas.
Um sistema de baixa pressão de movimento lento, denominado Tempestade Boris, despejou um mês de chuva em várias capitais históricas da Europa, incluindo Viena, Bratislava e Praga. As fortes chuvas continuaram a assolar a região no domingo.
Uma pessoa morreu afogada no condado de Klodzko, no sudoeste da Polónia, no domingo. Também no domingo, um bombeiro morreu em ação na Áustria, segundo confirmou à CNN um porta-voz dos bombeiros da região da Baixa Áustria.
O incidente ocorre depois de quatro pessoas terem morrido na Roménia, onde as chuvas deixaram centenas de pessoas retidas em zonas inundadas.
“Os efeitos foram mais críticos em sete localidades”, afirmou o ministro do Interior da Roménia, Cătălin Predoiu, à Antena 3, afiliada da CNN. “Já foram feitas intervenções para salvar 95 pessoas. Infelizmente, quatro pessoas foram encontradas mortas nas suas casas ou quintais.”
Os serviços de salvamento foram ativados nos condados mais afetados, uma vez que as autoridades alertam que registaram a maior precipitação dos últimos 100 anos nas últimas 24 horas.
Os rios rebentaram as margens na Polónia e na República Checa. No sudoeste da Polónia, 1.600 pessoas foram evacuadas no condado de Klodzko quando os rios locais atingiram níveis recorde de água e romperam as suas margens. Klodzko, uma cidade de 25.000 habitantes, ficou parcialmente submersa na água no domingo.
O primeiro-ministro da Polónia, Donald Tusk, disse aos jornalistas no domingo: “Temos a primeira morte confirmada por afogamento, aqui no condado de Klodzko.”
“A situação é ainda muito dramática em muitos sítios”, acrescentou. “Infelizmente, estas situações estão a repetir-se em muitos locais... mas alguns residentes subestimam por vezes o nível de ameaça e recusam-se a evacuar.”
Prevê-se a continuação de inundações significativas na República Checa, onde as autoridades ordenaram a evacuação obrigatória de algumas zonas. Imagens divulgadas pelo Serviço de Bombeiros e Salvamento da República Checa mostraram ruas inundadas no município de Benešově nad Černou, no sul do país, onde duas mulheres que não seguiram as ordens de evacuação tiveram de ser resgatadas de barco.
Na Alemanha, os estados do sul e do leste, em particular, estão a preparar-se para as inundações. Foram emitidos avisos de inundação para os rios do estado da Saxónia.
Na vizinha Áustria, as fortes chuvas provocaram a subida do nível da água em vários rios e os serviços de salvamento foram chamados a algumas zonas do país. Muitos municípios da Baixa Áustria declararam o estado de emergência devido às fortes chuvas que continuaram a cair no domingo.
Foram emitidos alertas vermelhos, o nível mais elevado de aviso, para partes da Polónia, Alemanha, República Checa, Áustria e Eslováquia. Este nível de alerta está associado a “fenómenos meteorológicos intensos” e “são prováveis danos importantes”, segundo o Meteoalarm.
Os meteorologistas da CNN Taylor Ward, Allison Chinchar e Elliana Hebert contribuíram para esta reportagem.