Costa está melhor e foi ter com Boris: hoje há acordo Portugal / Reino Unido

13 jun 2022, 12:03
António Costa (Lusa/Estela Silva)

Encontro entre os primeiros-ministros está marcado para o início da tarde

António Costa melhorou do problema de saúde que o impediu de marcar presença nas comemorações do 10 de Junho e viajou para Londres, onde tem encontro marcado com o homólogo britânico para assinatura de um acordo político global entre os dois países. O documento vai servir para regular as relações bilaterais entre Portugal e o Reino Unido após o Brexit. O encontro entre o primeiro-ministro português e Boris Johnson está marcado para as 13:00.

Da componente pragmática do acordo pouco se sabe, além daquilo que foi avançado no sábado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho. “Está a ser preparado um acordo-chapéu entre os dois países, com particular incidência nas áreas da defesa, política externa, ciência, ensino superior e alterações climáticas, em especial os oceanos”, disse João Gomes Cravinho em declarações à Agência Lusa no final de uma visita ao Royal Brompton Hospital, em Londres.

Ainda de acordo com as declarações de Gomes Cravinho, a cooperação no domínio comercial é uma matéria regulada pelo Brexit, o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia. Assim, as reações comerciais luso-britânicas podem ser aprofundadas desde que respeitem o acordo entre a União Europeia e o Reino Unido.

António Costa teve um problema de saúde que o obrigou a cancelar a presença, ainda na sexta-feira, nas comemorações do 10 de Junho, que este ano decorreram em Braga. O primeiro-ministro também não viajou para Londres, juntamente com a restante comitiva, para as cerimónias da comemoração do Dia de Portugal junto da comunidade portuguesa no Reino Unido.

Governo

Mais Governo

Mais Lidas

Patrocinados