Se eu mandasse...criava um plano para diminuir esta quantidade de pobres

23 jan 2022, 10:10
Januário Torgal Ferreira

Numa rubrica da CNN Portugal, que será publicada ao longo dos 15 dias que antecedem as legislativas, várias personalidades explicam o que fariam se fossem eleitas para governar

Januário Torgal Ferreira, Bispo Emérito das Forças Armadas e Segurança

Para mim, o fundamental é a erradicação da pobreza. Sei que não se faz isso de uma segunda para uma terça-feira, mas tem de existir um plano que consiga fazer diminuir esta quantidade de pobres que há no país. 

E isso pode ser concretizado através de estruturas fundamentais como o Serviço Nacional de Saúde, a segurança Social, a justiça, os salários e as empresas.

Os pobres têm um SNS mas está fragilizado. Enquanto não existirem carreiras médicas com contratos e salários adequados os médicos vão continuar a ser apoderados pelos privados. Eu não sei o que faria se fosse profissional de saúde… Por outro lado, em relação à justiça uma pessoa rica têm acesso fácil, mas um pobre está liquidado. 

O mesmo se passa nos salários. O país tem de crescer mas tem de crescer para todos, sem excluir alguns. É preciso um plano bem estrutura e gradual que se cumpra.

*Depoimento recolhido por Catarina Guerreiro

Decisão 22

Mais Decisão 22

Patrocinados