900 mil adultos vão estar isolados no dia das eleições

24 jan 2022, 18:30
Lisboa prepara mesas de voto antecipado para as eleições legislativas (Lusa/António Pedro Santos)

Com a velocidade de contágio da Ómicron, já estão neste momento um milhão de pessoas em casa confinadas. No domingo, deverão ser 1.300 mil, sendo que 400 mil serão menores e 900 mil pessoas que podem votar. Valores que podem pesar na abstenção

No próximo domingo, dia de eleições legislativas deverão estar em isolamento 900 mil adultos de norte a sul do país. A estimativa, de Carlos Antunes, matemático da Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa, tem em contra os valores de incidência e o número de casos que se estão a verificar. Segundo o relatório da Direcção-Geral de Saúde (DGS) divulgado esta segunda-feira, neste momento há 5.322,6 casos por 100 mil habitantes.  

Além dos 900 mil adultos, estarão também isoladas mais cerca de 400 mil menores. Ao todo, serão perto de 1,3 milhões de pessoas afetadas pela covid-19: uns serão doentes, outros contatos de alto risco, nomeadamente elementos da mesma família que residem com o caso afetado.

Neste momento, de acordo com a DGS estão já isolados mais de um milhão de pessoas, entre adultos e menores. Mas até domingo o investigador estima que com os novos casos que, entretanto, vão surgir, e descontando os que vão ter alta, possam atingir os 1,3 milhões, dos quais 900 mil cidadãos que podem ir votar.

“Dos 900 mil adultos, metade, ou um pouco mais de metade, serão doentes e outros serão contactos de infetados”, esclarece o investigador.  Um valor que pode pesar na abstenção, nomeadamente naqueles que estiveram com sintomas.

Horas recomendadas para votar

Há já algum tempo os peritos tinham alertado para a dimensão do número de pessoas que iriam estar em isolamento no dia das eleições legislativas.  E o número só não será maior porque, entretanto, a Direção-Geral da Saúde alterou as regras e reduziu de 10 para 7 o número de dias de isolamento dos infetados e dos contatos.

Entretanto, esta terça e quarta-feira vai decorrer o voto antecipado dos doentes e internados em lares. À CNN Portugal, fonte do Ministério da Administração Interna explicou que os últimos números, que a qualquer momento podem ser atualizados, estavam inscritos 13.118 cidadãos: 12.721 nos lares e 397 em residência privada por confinamento. Os votos são recolhidos por elementos das autarquias.

No domingo, e depois do parecer da Procuradoria-geral da República, as pessoas que estão confinadas podem para sair para votar. Mas as autoridades de saúde recomendam que o façam entre as 18 horas e as 19 horas. Já para quem não está infetado ou for considerado contacto de risco, é sugerido que se possível se desloquem às mesas de voto até às 18 horas para não haver cruzamento. As autoridades anunciaram também que na mesa de voto, eleitores e delegados só vão poder usar máscaras cirúrgicas ou FFP2, 

Relacionados

Decisão 22

Mais Decisão 22

Patrocinados