Polícia afixa lista polémica: violações, desaparecidos e violência doméstica considerados "não urgentes"

MCP
23 mar 2023, 17:54
polícia de Kent

A esquadra inglesa já retirou o papel afixado e garante que leva esses casos "extremamente a sério"

Uma lista afixada na esquadra de Maidstone, em Kent, Inglaterra, gerou controvérsia. O objetivo era dar exemplos de situações “não urgentes”, que poderiam ser denunciadas através de um formulário online, mas o que foi colocado na lista chocou quem a leu. Entre os crimes enumerados estavam violação/agressão sexual, violência doméstica, crimes de ódio e pessoas desaparecidas.

Segundo as autoridades, a lista fazia parte da campanha Click B4 U Call, que pretende incentivar o cidadão a usar o formulário online, sempre que isso seja adequado, libertando assim as linhas de emergência para outros casos.

De acordo com a BBC, Catherine Smith, diretora-executiva do Partido para a Igualdade das Mulheres, disse estar preocupada com a mensagem que o cartaz passou para as mulheres vítimas dos crimes de violação e violência de género.

"É necessário haver alguém a falar com as pessoas que passam por esse tipo de situações", disse a feminista. “Isto demonstra que a polícia não está a dar prioridade a esse crime e passa a mensagem às mulheres de que, aquilo que lhes aconteceu, não é grave”, acrescentou.

O comissário da polícia de Kent, Matthew Scott, descreveu a informação como “completamente errada e totalmente inapropriada”, realçando que nunca deveria ter sido afixada e que foi devidamente retirada.

A superintendente-chefe, Emma Banks, garante que a polícia de Kent leva as investigações de violência doméstica e de violação “extremamente a sério”.

“Todas as denúncias de violação ou agressão sexual, feitas seja por qual for o canal, são analisadas por um detetive e, em última análise, supervisionadas por um oficial sénior como parte de um processo de revisão minucioso com o objetivo de garantir justiça e apoio a todas as vítimas”, sublinhou.

Europa

Mais Europa

Patrocinados