PSP exige milhares de euros a polícias que trocaram a farda pela PJ

14 mai, 07:33
Polícia. Foto: AP

REVISTA DE IMPRENSA || Compensações podem ir dos 1300 aos 70 mil euros

A PSP está a exigir indemnizações a dez polícias que deixaram a corporação para ingressar no último curso da Polícia Judiciária, avança o Jornal de Notícias. Seis deles já foram notificados para pagar compensações que podem ir dos 1300 aos 70 mil euros, conforme o tempo de serviço e formação.

De acordo com o jornal, casos semelhantes já estão a ser discutidos em tribunal por ex-agentes que mudaram de carreira em anos anteriores. A Direção Nacional da PJ, pelo contrário, defende que esta mobilidade entre forças é benéfica para o país, considerando que os quadros continuam ao serviço do bem público.

Em declarações ao JN, Bruno Pereira, presidente do Sindicato Nacional de Oficiais de Polícia, considera o pagamento “legítimo e obrigatório por lei”, mas alerta para o verdadeiro problema: a perda de atratividade da carreira na PSP. Já Nuno Domingos, da ASFIC-PJ, critica a cobrança e aponta a investigação criminal como motivo principal da transição.

Se a exigência de indemnizações persistir, avisam, teme-se que o recrutamento nas forças de segurança fique comprometido.

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça
IOL Footer MIN