PJ identificou vários menores que divulgaram ameaças a escolas na internet

20 abr 2023, 15:28
Polícia Judiciária

Autoridades revelam que os jovens identificados assumiram a autoria das publicações

A Polícia Judiciária revelou esta quinta-feira, em comunicado, que identificou "vários autores de ameaças em ambiente digital dirigidas a estabelecimentos de ensino". Segundo a declaração das autoridades, "os autores identificados são jovens, menores de idade, não tendo sido recolhidos quaisquer indícios da sua radicalização ou extremismo. Os jovens assumiram a autoria das publicações, não tendo noção da dimensão e impacto que as suas ações viriam a tomar", esclarece o comunicado.

A PJ revela ainda que, nos últimos dias, foram comunicadas situações semelhantes em vários pontos do país, algumas referenciadas pela PSP, "nomeadamente em sede da Unidade de Coordenação Antiterrorismo (UCAT)", acrescentando que todos os casos reportados estão em investigação na PJ.

"Apurou-se que estas situações terão ocorrido na sequência de publicações na rede social Tik Tok, com origem no estrangeiro, onde é feita alusão ao Massacre de Columbine, nos Estados Unidos. Não foram, no entanto, recolhidos indícios de que pretendessem materializar as ameaças em causa, tudo levando a crer que se tratarão de casos de mimetização de um fenómeno que está a ocorrer, em várias partes do globo", conclui o comunicado da Polícia Judiciária.

Já esta quinta-feira, em comunicado, a PSP disse estar a monitorizar a situação e a acompanhar o funcionamento dos estabelecimentos de ensino e a população escolar.

Nessa nota, a polícia adianta que recebeu a informação sobre estas ameaças também pelas redes sociais, vindas de diversos cidadãos que quiseram confirmar que as autoridades se encontravam a par do assunto.

O diretor nacional da PSP afirmou também hoje que as ameaças que surgiram nas redes sociais relativas a potenciais ataques a escolas “não passaram de uma brincadeira de mau gosto”, sendo exemplo do “mau uso das redes sociais”.

“Não passou de uma brincadeira de mau gosto tal como (os casos dos) alunos que para não irem aos exames comunicavam alertas de bomba. É uma coisa parecida”, disse Manuel Magina da Silva aos jornalistas, no Porto, à margem de uma operação de combate ao tráfico de droga num dos bairros desta cidade.

Manuel Magina da Silva lembrou que a PSP, através do programa Escola Segura, está sempre presente nas escolas.

As ameaças de possíveis ataques a escolas surgem relacionadas com o massacre de Columbine, que aconteceu no dia 20 de abril de 1999, na cidade de Littleton, no estado de Colorado, quando dois estudantes invadiram a Columbine High School e mataram 12 alunos e um professor, suicidando-se de seguida.

Relacionados

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados