Ao todo, há cerca de 70 pessoas visadas na operação
A unidade de combate ao cibercrime da Judiciária tem esta manhã em marcha uma grande operação, com dezenas de buscas e cerca de 70 alvos de norte a sul do país - dos quais 20 detidos serão presentes a tribunal, apurou a CNN Portugal. Em causa estão burlas informáticas e branqueamento de capitais num elaborado esquema internacional de phishing com vítimas lesadas noutros países e milhões de euros escondidos em Portugal em contas bancárias através de testas de ferro.
Ao todo, há cerca de 70 pessoas visadas na operação - a esmagadora maioria testas de ferro que cedem contas bancárias para a circulação do dinheiro. Destes, serão presentes ao juiz cerca de 20, diretamente relacionados com as burlas.
A operação envolve centenas de inspetores de diferentes áreas e há buscas, por exemplo, no Algarve, na margem sul do Tejo, noutras zonas da grande Lisboa e também na zona centro, nomeadamente em Coimbra.
O esquema tem origem na Suécia, onde o alvo são sobretudo idosos - a quem os elementos da rede criminosa conseguem subtrair dados das contas e cartões bancários. Abrem contas de criptoativos em nome das vítimas e depois transferem o dinheiro para contas em Portugal e noutros países tituladas por testas de ferro, os denominados “money mules”.
Quer os visados na burla informática, quer os autores do branqueamento de capitais, têm vindo a ser identificados pela PJ, em articulação com autoridades internacionais, e a manhã desta terça-feira foi escolhida para o desarticular desta associação criminosa.