PSP apreende 62 toneladas de nitrato de amónio

Agência Lusa , BMA
26 mar 2022, 15:24
PSP

Polícia pretende contribuir para “redução da ameaça que os precursores de explosivos representam na União Europeia", recordando que os atentados ocorridos na estação Atocha, em Madrid, em 11 de março de 2004, foram concretizados com recurso a algumas das substâncias sujeitas a controlo e fiscalização

A PSP apreendeu 62 toneladas de nitrato de amónio e fez seis autos de contraordenação, numa operação a nível nacional, foi este sábado anunciado.

Em comunicado, a PSP revelou que a operação concretizada pelos agentes do departamento de armas e explosivos, na terça e quarta-feira, consistiu em 106 ações de fiscalização em todo o território nacional do continente e regiões autónomas.

Da ação resultaram seis autos de contraordenação e a apreensão do nitrato de amónio, por se encontrar armazenado fora das condições legais, excedendo o limite permitido, revelo aquela força de segurança.

A PSP refere que a operação foi realizada no âmbito das suas competências exclusivas e especificas em licenciamento, controlo e fiscalização do fabrico, armazenamento, comercialização, utilização e transporte de armas, munições, produtos explosivos, matérias perigosas e precursores de explosivos.

As substâncias que integram a lista de precursores de explosivos estão contidas em produtos de uso comum, pelo que são necessárias à normal vivência quotidiana, de acordo com a PSP, no entanto, são objeto de especial controlo em toda a União Europeia “no sentido de reduzir substancialmente o risco de desvio e emprego em ações violentas”.

Com este tipo de operações, a PSP pretende contribuir para a “redução da ameaça que os precursores de explosivos representam na União Europeia, reforçando o sistema de controlo da atividade de comercialização e utilização de precursores de explosivos, cujas substâncias ou preparações podem ser utilizadas indevidamente para o fabrico ilícito de explosivos”.

A PSP recorda ainda que os atentados ocorridos na estação Atocha, em Madrid, em 11 de março de 2004, foram concretizados com recurso a algumas das substâncias sujeitas ao controlo e fiscalização.

Relacionados

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Mais Lidas

Patrocinados