Exonerada secretária de Estado da Igualdade e Migrações

2 mai 2022, 16:27
Sara Guerreiro

No dia 8 de abril, a embaixadora da Ucrânia em Portugal tinha afirmado à CNN Portugal que, numa conversa telefónica, alertou a Secretária de Estado da Igualdade e Migrações para o facto de existirem associações com ligações a Putin a acolherem refugiados ucranianos

Sara Abrantes Guerreiro foi exonerada como Secretária de Estado da Igualdade e Migrações. Numa nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa anuncia que aceitou, para o mesmo cargo, a nomeação de Isabel Maria Duarte de Almeida Rodrigues.

A CNN sabe que Sara Guerreiro pediu para sair por motivos de saúde.

No dia 8 de abril, a embaixadora da Ucrânia em Portugal tinha afirmado à CNN Portugal que, numa conversa telefónica, alertou a Secretária de Estado da Igualdade e Migrações para o facto de existirem associações com ligações a Putin a acolherem refugiados ucranianos que chegam a Portugal.

Nessa conversa telefónica, Inna Ohnivets, que é embaixadora desde 2015, denunciou que, das oito organizações que fazem parte do colégio eleitoral da comunidade ucraniana no Alto Comissariado para as Migrações, apenas duas são reconhecidas como ucranianas. “Há a necessidade de excluir associações pró-russas da lista de representantes da comunidade ucraniana em Portugal”, afirma.

“Tive uma conversa telefónica com a atual secretária de Estado da Igualdade e das Migrações, a doutora Sara Abrantes Guerreiro, e concordámos que é necessário resolver essa questão”, sublinhou, na altura, em entrevista à CNN Portugal.

Veja o vídeo:

De acordo com a nota publicada no portal da Presidência da República, a posse da nova secretária de Estado da Igualdade e Migrações; Isabel Rodrigues, terá lugar hoje, “em cerimónia restrita” no Palácio de Belém, pelas 19:00

Isabel Rodrigues é deputada do PS eleita pelo círculo eleitoral dos Açores e está na Assembleia da República desde 2019.

Política

Mais Política

Patrocinados