Desenho de Picasso que vale mais de 450 mil euros apreendido no aeroporto de Ibiza

CNN , Oscar Holland
20 jul 2022, 15:49
Autoridades apreendem um esboço de Picasso no aeroporto de Ibiza

Segundo uma declaração emitida pela Agência Fiscal e Guarda Civil de Espanha, as autoridades de Ibiza apreenderam um esboço de Picasso no valor de mais de 450.000 euros, após um passageiro não o ter declarado à alfândega do aeroporto.

O passageiro não identificado, que chegou à ilha espanhola num voo da Suíça, tentou passar o desenho como uma réplica de baixo valor monetário. No entanto, após uma busca, as autoridades encontraram na sua mala um recibo que identificava a obra como sendo a original.

A alegada tentativa de contrabando teve lugar no início de julho, embora os funcionários só tenham divulgado detalhes do incidente na segunda-feira após uma análise preliminar ter sugerido que o esboço assinado era uma obra autêntica de Picasso.

Um recibo foi encontrado na bagagem do passageiro e identificava o esboço como uma obra de 1966 intitulada “Trois personnages”. Créditos: Guarda Civil/Handout/EPA-EFE/Shutterstock

As autoridades espanholas afirmaram que as autoridades suíças tinham avisado acerca da existência de um passageiro que “transportava uma obra de arte sob circunstâncias suspeitas”. Quando o homem tentou passar pela alfândega do aeroporto de Ibiza, indicando que não tinha nada a declarar à chegada, os funcionários aduaneiros revistaram a sua bagagem e encontraram o esboço.

No início, o passageiro afirmou que o esboço era apenas uma cópia e entregou um recibo feito à mão que indicava que a obra custava 1.500 francos suíços (1.500€). Porém, durante uma revista “a fundo”, os funcionários descobriram um segundo recibo, emitido por uma galeria de arte em Zurique, que listava a venda de uma obra de Picasso chamada “Trois personnages” (“Três figuras”) por 450.000 francos suíços (cerca de 450.000€)

Através de uma inspeção preliminar realizada pelo diretor de um museu local, o Museu de Arte Contemporânea Eivissa em Ibiza, constatou-se que a obra de arte é um Picasso original com um valor de mercado semelhante ao do montante indicado no recibo da galeria.

Nascido em Espanha em 1881, acredita-se que Picasso terá completado 13.500 pinturas e cerca de 100.000 pinturas e gravuras durante a sua vida. Era um desenhista prodigioso, com os seus desenhos a serem frequentemente leiloados por dezenas e até centenas de milhares de dólares. Em 2017, o seu desenho a tinta de 1940 “Le Viol” (“A Violação”) obteve quase 8,5 milhões de euros na Sotheby's, em Nova Iorque.

Os especialistas em arte efectuarão uma análise mais aprofundada do “Trois personnages”, no âmbito de uma investigação em curso.

Em Espanha, a mercadoria trazida de fora da União Europeia, incluindo a Suíça, está sujeita a impostos e IVA. Segundo a Agência Fiscal, o caso está a ser tratado como uma tentativa de contrabando, pois supõe-se que o valor do esboço exceda os 150.000 euros.

Europa

Mais Europa

Patrocinados