Vacina contra a covid-19 da Moderna recebe aprovação definitiva nos EUA

2 fev 2022, 12:57
Vacina Moderna

Pfizer foi a primeira vacina contra a covid aprovada pela FDA, órgão regulador do país, em agosto de 2021

Até agora exclusivamente para uso de emergência, a vacina contra a covid-19 da Moderna recebeu a aprovação total da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, de acordo com comunicado enviado por aquela entidade reguladora e pela Moderna.

A vacina Spikevax foi, por isso, aprovada para ser administrada em pessoas com mais de 18 anos, não tendo sido aprovada para a utilização em pessoas mais jovens.

Com esta aprovação, as entidades reguladoras garantem a conclusão de todas as evidências científicas de vários meses de ensaios. A Moderna é, recorde-se, a segunda vacina contra a covid-19 a receber a aprovação total da FDA. 

Em agosto, a vacina da Pfizer foi aprovada para uso em pessoas com 16 ou mais anos. Também foi autorizada para o uso de emergência em crianças e jovens entre os cinco e os 15 anos. 

“Este é um marco importante na história da Moderna”, avançou o CEO da marca, Stéphane Bancel, em comunicado, adiantando ainda que esta aprovação vem reforçar a certeza que a vacina atende aos altos padrões da FDA para a "segurança, eficácia e qualidade de fabrico" exigidos para que seja aprovada de forma definitiva nos EUA. "Acreditamos que esta aprovação seja, para muitos, um sinal de confiança adicional para que se vacinem", continuou. 

A vacina está disponível naquele país sob autorização de uso emergencial desde 18 de dezembro de 2020, tendo sido administradas mais de 204 milhões de doses até à data. 

A autorização de uso de emergência é - como o nome sugere - um produto médico (no caso uma vacina) que poderá ser usado durante um período de emergência como o que o atual obriga, da pandemia.

Em Portugal, esta vacina mantém-se com autorização de emergência da Agência Europeia de Medicamentos.

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados