Pescador captura peixe-dourado de 30 quilos

CNN , Taylor Nicioli
27 nov 2022, 17:00
Angler Andy Hackett com "The Carrott" (DR)

Aqui está a história de um pescador que não é um conto de fadas. Após uma batalha de 25 minutos, o pescador britânico Andy Hackett apanhou uma carpa colossal, apelidada de “The Carrot”, que pesava 30 quilos. Acredita-se que o peixe gigante seja o segundo maior do seu tipo alguma vez capturado, segundo a BlueWater Lakes, a empresa pesqueira familiar na região francesa de Champagne.

Com a sua surpreendente cor alaranjada, o enorme peixe dourado destaca-se facilmente ao nadar abaixo da superfície da água. Carrot, contudo, provou ser um desafio. 

Hackett apanhou o famoso peixe, um híbrido de carpa de couro e de carpa koi, no dia 3 de novembro. “Com peixes normais, é difícil vê-los se estiverem mesmo abaixo da superfície, mas Carrot é obviamente de um cor-de-laranja brilhante, por isso é impossível perdê-lo de vista”, disse Hackett à BBC. “É um peixe muito procurado, mas não há muita gente que o tenha apanhado, é bastante esquivo.”

A BlueWater Lakes proporciona aos pescadores um local privado para tentarem pescar um dos seus muitos peixes com peso superior a 22,7 quilos - e alguns até com mais de 40 quilos.

“Colocámos aqui o Carrot há cerca de 20 anos como algo diferente que os nossos clientes pudessem pescar. Desde então, ele cresceu cada vez mais, mas não é apanhado com muita frequência”, contou o gerente de pesca Jason Cowler ao Daily Mail. “Não é o maior residente no lago, mas é de longe o mais notável.”

Depois de Hackett ter puxado Carrot e o ter pesado, ele foi libertado de volta ao lago. A empresa tem em prática uma regra de “não retenção”, pelo que os pescadores nunca levam o peixe para terra. A equipa da BlueWater também sublinhou na sua página do Facebook que os peixes são tratados para quaisquer ferimentos que tenham antes de serem libertados de volta à água.

A empresa tem acompanhado o crescimento de Carrot, uma vez que ele foi capturado nove vezes pelos pescadores na época passada. Depois de bater o recorde dos 27 quilos pela primeira vez em fevereiro, a carpa nadou livre durante nove meses até Hackett a ter pescado de novo.

Peixe-dourado em eterno crescimento

O peixe-dourado doméstico médio pesa menos de um quilo, mas a espécie pode atingir proporções muito maiores em diversas circunstâncias. Se tiver muito espaço, com a dieta e condições de água adequadas, as espécies de carpas, incluindo peixes dourados e koi, têm um potencial de grande crescimento, o que explica o tamanho impressionante de Carrot.

Muitas vezes os maiores peixinhos dourados encontrados são antigos animais de estimação que foram libertados na natureza pelos seus proprietários. Os animais descartados podem ter um impacto negativo no delicado equilíbrio de um habitat natural. Peixes dourados invasivos, do tamanho de bolas de futebol, foram encontrados num lago em Burnsville, Minnesota, em julho de 2021, o que levou os funcionários da cidade a apelar aos residentes que não libertassem os seus animais de estimação aquáticos no lago, uma vez que poderiam prejudicar o ambiente local.

“Uma carpa de 31 quilos é um peixe realmente grande e impressionante”, afirmou Zeb Hogan, biólogo e investigador na Universidade do Nevada, Reno, e antigo anfitrião do programa “Monster Fish” na National Geographic Channel. “Existem na realidade diferentes tipos de carpas que são parentes de peixes dourados, que se tornam realmente grandes, que são encontradas na Europa e na Ásia - algumas das quais podem atingir cerca de 200 quilos.”

O crescimento visto nestes peixes pesados é referido como indeterminado, uma condição em que os animais crescem rapidamente quando são jovens e continuam a aumentar de tamanho após atingirem a idade adulta, de acordo com Hogan.

“Eles continuam simplesmente a crescer, quanto mais tempo vivem”, afirmou Hogan. “Vão continuar a crescer e a crescer, e talvez dentro de alguns anos outra pessoa o apanhe e seja ainda maior.”

A equipa de pesca disse no Facebook que Carrot está “em excelente saúde e estado”, e poderá mesmo viver mais 15 anos ou mais. “Que o seu estrelato continue por muito tempo”, acrescentou a equipa.

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados