Como evitar a sujidade que se acumula entre os dedos dos pés?

CNN , Por Caroline Robinson e Luke Donnan, Charles Stunt University
7 mai 2022, 22:00
Uma boa higiene pode ajudar a controlar a sujidade entre os dedos dos pés, a acumulação de suor e pele morta entre os dedos. (Imagem Getty)

A sujidade entre os dedos dos pés pode, para algumas pessoas, ser um motivo de curiosidade, de repugnância ou então nem reparam que a têm. Pode ser um sinal de que se precisa de lavar os pés ou repensar a escolha de calçado. Pode também levar a graves problemas de saúde.

Esta sujidade, a porcaria e os resíduos entre os dedos dos pés, (“toe-jam” – expressão usada em inglês para esta definição) chegou até a integrar uma canção dos Beatles.

Mas, era pouco provável que John Lennon estivesse a pensar na higiene dos pés quando escreveu a letra para o segundo verso de "Come Together":

He wear no shoeshine, he got toe-jam football

He got monkey finger, he shoot Coca-Cola

He say, ''I know you, you know me"

One thing I can tell you is you got to be free.

Tradução:

Ele não usa graxa nos sapatos, ele tem dedos de jogador de futebol

Ele tem dedo de macaco, ele bebe Coca-Cola

Ele diz: “Eu conheço-te, tu conheces-me”

Uma coisa te posso dizer, tens de ser livre.

 

O que são estes resíduos entre os dedos?

Estes ‘resíduos’ não têm propriamente um termo médico. Não existe nenhum termo formal para descrever células de pele morta, suor, borbotos de meia e porcaria que, em conjunto, se acumulam geralmente nos espaços entre os nossos dedos dos pés.

Esta sujidade pode ter a consistência de queijo mole ou migalhas de bolo. Pode ter cheiro ou ser inodoro. E a sua cor pode ir de branco a cinzento-acastanhado.

Há mais probabilidade de se acumular estes resíduos se se usar sapatos fechados quando está calor, ou botas de borracha que não permitem que o suor evapore.

Uma fraca higiene dos pés fará certamente com que se produza mais porcaria, isto porque os resíduos acumulam-se entre os dedos se não se limpar com cuidado estas zonas no duche ou no banho.  

Também é bastante provável que ela surja se se suar muito dos pés por outras razões. Por exemplo, sabe-se que os pés suados podem ser um problema nas crianças e adolescentes, que têm glândulas sudoríparas mais ativas. E algumas pessoas têm uma condição médica grave chamada hiperidrose, e suam excessivamente.

 

É como "pé de atleta"?

A junção de suor e pele morta entre os dedos dos pés permite que as bactérias que vivem naturalmente na nossa pele se consigam desenvolver.

Estas bactérias, que incluem as do género Brevibacterium, alimentam-se de suor, libertando moléculas que dão o cheiro característico de "queijo" aos pés suados, já que Brevibacterium é também utilizado para curar alguns queijos.

Este ambiente quente e húmido é também um local perfeito para tinea pedis, uma infeção fúngica da pele que é conhecida como ‘pé de atleta’.

Os sinais de tinea podem ser pele branca enrugada entre os dedos dos pés, o que pode causar comichão, e áreas vermelhas, um sinal de danos na pele. A pele danificada entre os dedos dos pés pode evoluir para pequenas bolhas com líquido e pode também sangrar se rasgar esta pele fragilizada.

Por isso, embora esta sujidade não seja o mesmo que ‘pé de atleta’, pode proporcionar as condições perfeitas para o crescimento deste fungo.

 

Quão grave pode ser este problema?

Por norma, a sujidade entre os dedos dos pés é um pequeno problema de saúde. Consegue-se geri-lo com boa higiene aos pés e, se se desenvolver tinea, pode-se fazer um rápido tratamento antifúngico que se pode comprar em farmácias (consultar em baixo).

No entanto, a situação poderá complicar-se para alguém que viva com uma doença crónica como a diabetes, alguém que tenha uma visão deficiente (por isso não consegue ver esta sujidade, nem o problema a evoluir) ou alguém que possa não conseguir alcançar os pés devido à mobilidade limitada.

A diabetes que não seja controlada com dieta e exercício físico, ou com medicação, aumenta o risco de uma pessoa ter um fluxo sanguíneo reduzido (doença arterial periférica) e uma sensação reduzida nos seus pés (neuropatia sensorial).

A pele fissurada entre os dedos dos pés causada pela tinea pode ser facilmente infetada, aumentando o risco de:

  • infeção que se espalha até ao pé e à perna (celulite infecciosa)
  • infeção do osso (osteomielite)
  • gangrena (tecido morto causado pela falta de fluxo sanguíneo)
  • amputação de um dedo do pé, parte do pé ou da perna.

Desta forma, a identificação precoce de tinea numa pessoa vulnerável é extremamente importante para prevenir complicações.

 

Quatro formas de evitar complicações

Aqui ficam quatro dicas para evitar problemas que possam advir da sujidade dos dedos dos pés, incluindo desenvolver pé de atleta e outras complicações que isso poderá trazer:

  1. Lavar bem os espaços entre os dedos dos pés e secá-los cuidadosamente depois de tomar banho, ou depois de nadar. Os ginásios e as piscinas de natação são habitualmente os locais onde se apanham infeções fúngicas nos pés, por isso aconselha-se o uso de chinelos para reduzir o risco de contrair tinea.
  2. Se possível, evitar calçado que não permita o suor evaporar (como sapatos fechados feitos com material sintético e galochas). Andar descalço, quando não há risco de se magoar, também permite que o suor evapore.
  3. Tratar os pés suados utilizando um antitranspirante que contenha cloreto de alumínio. Os casos mais graves de hiper-hidrose podem ser tratados com medicação, tais como injeções de Botox nos pés. As infeções fúngicas (tinea) devem ser tratadas utilizando cremes antifúngicos de venda livre como a terbinafina ou o coagrimazol. Infeções persistentes podem requerer um plano de medicamentos antifúngicos prescritos.
  4. Prestar atenção aos sinais que indicam que uma infeção se está a propagar a partir do pé. Estes podem ser dores e inchaço nos dedos dos pés, ou estrias vermelhas ao longo do pé e ao longo da perna. Isto requer uma visita urgente a um podologista ou médico.

Relacionados

Vida Saudável

Mais Vida Saudável

Patrocinados