Cinco anos depois de o PS ter alegadamente usado contas falsas nas redes sociais para apoiar António Costa, partido é vítima de ataques de descredibilização
Não é a primeira notícia desta campanha eleitoral sobre contas falsas nas redes sociais. A 2 de maio, o jornal Sol noticiou que o PS gastou entre 2019 e 2020 mais de 40 mil euros com perfis falsos para dar apoio a António Costa.
Segundo a notícia, em causa estavam 300 contas falsas através de bots criados para fazer comentários de apoio ao partido e a António Costa e votar nas sondagens online dos debates televisivos a favor do partido.
O plano de comunicação socialista, tratado como ‘O Projeto’, como conta ao jornal um dos envolvidos, “era feito secretamente” e estava a cargo da agência ADBD Communicare, que foi entretanto extinta.
A criação dos falsos perfis em causa era feita através de “uma rede pública, como uma Padaria Portuguesa, por exemplo” ou com recurso a “VPNs, softwares encriptados e browsers anónimos, como o Tor Project”, relatava então Miguel Lopes, um dos envolvidos no projeto.
Entre 2019 e 2020, António Costa era ainda secretário-geral do Partido Socialista e, na altura, decorria a campanha para as eleições legislativas de 2019, que colocava o agora presidente do Conselho Europeu num frente a frente com o então presidente do PSD Rui Rio.
Agora, o líder do PS é Pedro Nuno Santos e também há perfis falsos a comentar nas contas oficiais do partido e do seu líder no X. Só que, desta vez, os comentários são maioritariamente adversos ao partido “do sistema”.
A conclusão resulta do relatório que a CNN Portugal e a TVI estão a divulgar esta sexta-feira, numa investigação inédita à interferência nas redes sociais numa campanha eleitoral.
Num estudo realizado pela empresa Cyabra, com recurso a técnicas de inteligência artificial, 49% dos perfis que participaram na secção de comentários da conta do PS durante 14 de abril e 14 de maio foram identificados como sendo falsos.
Essas contas amplificaram coletivamente 410 comentários, "com foco em minar a confiança do público", quer quanto ao desempenho económico do PS, quer quanto à liderança de Pedro Nuno Santos.
Já a conta oficial de Pedro Nuno Santos no X apresentou 46% de perfis falsos entre os utilizadores que comentaram. Essas contas falsas amplificaram 432 comentários, "muitos dos quais pareciam ter sido criados de propósito para desacreditar Pedro Nuno pessoalmente, retratando-o como incompetente ou desligado da realidade". "Ao mesmo tempo, visavam enfraquecer a confiança do público na política energética e na liderança do Partido Socialista", avançam os especialistas da Cyabra. A Cyabra é uma empresa israelita que usa ferramentas de inteligência artificial para detetar contas falsas – e que esteve envolvida na análise ao cancelamento das eleições na Roménia ou na recente campanha nas Filipinas.
Da mesma forma, a conta oficial do Pedro Nuno Santos no X tinha 46% de perfis falsos entre os utilizadores que comentaram durante esse período
Essas contas falsas amplificaram 432 comentários, muitos dos quais pareciam ter sido criados de propósito para desacreditar Pedro Nuno Santos pessoalmente, mostrando-o como alguém sem qualificações ou desligado da realidade. Ao mesmo tempo, visavam enfraquecer a confiança do público na política energética e na liderança do Partido Socialista.