Perfis mostram sinais claros de coordenação, interagindo frequentemente entre si para aumentar a visibilidade
No “varrimento” feito na investigação CNN Portugal/TVI às contas oficiais na rede social X do Chega, PS, PSD, bem como às contas dos seu três líderes, o Partido Social-Democrata é o que menos contas falsas teve nos seus comentários: 142 comentários na conta do PSD e 491 na de Luís Montenegro foram feitos por perfis falsos. Sendo menos, no entanto, não foram suaves sobre o partido e o seu líder.
“A campanha usou linguagem agressiva para prejudicar a imagem de Montenegro, muitas vezes rotulando-o de traidor e, em alguns casos, acusando-o de não proteger os cidadãos ou de permitir resultados prejudiciais devido ao seu mau julgamento. A narrativa apresentava-o como ineficaz e parte de uma elite política corrupta”, identifica o relatório da Cyabra, empresa israelita de ponta na análise de manipulação de redes sociais - e que esteve envolvida na análise ao cancelamento das eleições na Roménia ou na recente campanha nas Filipinas.
Aliás, “as mensagens faziam claramente parte de uma campanha mais ampla de desinformação destinada a desacreditar o PSD e as suas alianças políticas”.
“Esses perfis falsos divulgavam narrativas acusando o partido de corrupção, incompetência e falta de credibilidade política”, conclui o relatório.
Sobreposição de contas
A análise da Cyabra encontrou também uma sobreposição notória no comportamento de perfis falsos que visavam os principais partidos políticos e candidatos nas próximas eleições em Portugal.
“Muitas das contas falsas que publicaram conteúdo negativo nas contas oficiais do Partido Socialista e do Partido Social-Democrata — bem como nas contas de Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro — também estavam a promover o Chega”, avança o relatório.
“Esses perfis falsos espalharam mensagens de apoio ao Chega nas suas próprias páginas e nas secções de comentários de publicações de partidos e candidatos rivais, como PS, PSD, Montenegro e PN Santos, muitas vezes usando esses espaços para contrastar o Chega favoravelmente em relação aos seus oponentes.”
A Cyabra identificou 90 perfis falsos que publicaram comentários nas contas do PS e PSD e de Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro e também estavam ativos na conta oficial do Chega no X, publicando conteúdo positivo e promocional sobre o partido de André Ventura.
“A atividade entre campanhas mostra como os perfis falsos estão a ser usados não só para criar ruturas, mas também para mudar a narrativa política, favorecendo o Chega e enfraquecendo os seus rivais antes das eleições.”