Pequeno-almoço completo reduz a fome mas não afeta a perda de peso, diz novo estudo

Agência Lusa , AM
10 set, 08:19
Perda de peso (CNN)

Decisão de realizar a principal refeição como a primeira ou a última do dia não afeta a forma como o corpo metaboliza as calorias

Um pequeno-almoço completo, feito como a principal refeição do dia, ajuda a reduzir a fome mas, segundo um estudo, ao contrário do que se pensa não otimiza a perda de peso queimando calorias de forma mais rápida e eficiente.

A decisão de realizar a principal refeição como a primeira ou a última do dia não afeta a forma como o corpo metaboliza as calorias, refere o estudo publicado no Cell Metabolism.

No entanto, aqueles que escolhem o pequeno-almoço como a principal refeição relatam sentir menos fome, o que pode facilitar a perda de peso mais facilmente, noticiou esta sexta-feira a agência Efe.

A investigação, liderada por Alexandra Johnstone, da Universidade de Aberdeen, na Escócia, recrutou 16 homens saudáveis e 14 mulheres com excesso de peso ou obesidade para monitorizar as suas dietas e medir o seu metabolismo durante um determinado período de tempo.

As dietas eram isocalóricas, com um equilíbrio de 30% de proteína, 35% de hidratos de carbono e 35% de gordura.

Durante a primeira semana, as calorias foram equilibradas ao longo do dia e nas quatro seguintes foram concentradas pela manhã ou à noite.

No geral, os investigadores descobriram que o gasto de energia e a perda total de peso foram os mesmos entre as dietas com calorias concentradas de manhã ou de noite, com a perda média de pouco mais de três quilos durante cada um dos períodos de quatro semanas.

Mas os participantes "relataram que o seu apetite era mais facilmente controlado nos dias em que comiam um melhor pequeno-almoço e que se sentiam saciados pelo resto do dia", sublinhou Johnstone

Para a cientista, estes dados podem ser “bastantes úteis num cenário do mundo real, em comparação com um ambiente de investigação" em que trabalharam.

Vida Saudável

Mais Vida Saudável

Patrocinados