Florença apela aos moradores que paguem as contas aos idosos mais pobres

15 fev 2022, 12:53
Idosos em Florença (Getty Images)

Iniciativa "adote uma conta" arranca nos próximos dias, devido ao aumento de mais de 50% nas contas de gás e eletricidade em Itália

Os moradores de Florença, em Itália, vão poder pagar as contas a idosos que vivem sozinhos e em condições económicas precárias. A medida, de acordo com os governantes, visa proteger os mais vulneráveis dos aumentos crescentes nas faturas de energia.

A iniciativa "adote uma conta" arranca nos próximos dias, devido ao aumento previsto de mais de 50% nas contas de gás e eletricidade em Itália para este inverno. 

“O impacto social é muito forte, estamos a enfrentar enormes aumentos”, disse Dario Nardella, ex-membro da Câmara de Deputados de Florença ao jornal The Guardian. “Recebemos muitas chamadas e cartas de pessoas que estão a passar dificuldades”, continuou.

De recordar que cerca de 27,6% da população de Florença tem mais de 65 anos, número que aumentou nos últimos anos, e que 30 a 33 mil dos pensionistas vivem sozinhos.

"Muitos vivem abaixo do limiar da pobreza, tentam sobreviver com nove mil euros por ano. Temos uma lista com todas as pessoas inscritas nos serviços sociais e infelizmente não conseguimos ajudar todos", continuou Nardella.

As doações vão ser angariadas através da Fundação Montedomini, que tem particular foco na ajuda a idosos daquela cidade italiana. A fundação já recebeu dezenas de mensagens e doações desde o apelo. "Quando se trata de solidariedade os florentinos são muito recetivos", rematou.

Europa

Mais Europa

Patrocinados