Peixe mais pesado do mundo encontrado ao largo dos Açores

15 out 2022, 12:01

Animal pesava quase três toneladas. Foi alvo de estudo, cujas conclusões foram agora publicadas na revista internacional Journal of Fish Biology

O peixe mais pesado do mundo, um peixe-lua gigante, foi encontrado ao largo dos Açores. Estava à deriva, ao largo da ilha do Faial e foi recolhido pelas autoridades locais, cujos trabalhos foram acompanhados por investigadores da Associação de Naturalistas do Atlântico (AtlanticNaturalist.org) e da Universidade dos Açores.

O animal foi encontrado em dezembro de 2021 e foi sujeito a estudos, cujas conclusões foram agora publicadas na revista internacional Journal of Fish Biology. Na altura da retirada das águas, foram recolhidos dados biométricos e morfológicos, efetuadas análises moleculares e aos conteúdos estomacais.

De acordo com comunicado com comunicado da Associação de Naturalistas do Atlântico, só em 2018 se clarificou a existência dos peixes-lua gigantes Mola alexandrini. O cadáver do animal resgatado ao largo dos Açores vem mostrar que esta subespécie pode atingir mais do dobro do Peixe lua Mola mola.

“Estas descobertas melhoram a nossa compreensão sobre a biologia desta espécie e o papel dos animais que se alimentam de seres gelatinosos. Revelam ainda que o oceano continua saudável para sustentar os maiores animais do planeta, mas chamam a atenção para os riscos que estes correm e a necessidade de mais medidas de conservação”, sublinham os responsáveis da Associação de Naturalistas do Atlântico.

De acordo com os investigadores, o animal pesava 2744 quilos, media 3,59 metros de altura e 3,25 de comprimento. O último registo de um peixe gigante datava de 1996 e era proveniente do Japão e dava conta de um peixe com 2300 quilos.

Futuro

Mais Futuro

Patrocinados